quarta-feira, 13 de maio de 2009

Governos têm descurado Saúde em Aveiro

A lista eleita a 8 de Maio último para coordenar a distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia (PND) exige que o Governo dê mais atenção à saúde no distrito de Aveiro.

Rui Pires da Silva, coordenador distrital afirma que “não basta que o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde venha visitar as instalações do Hospital Infante D. Pedro (HIP) e desafiar o Conselho de Administração a começar a planear novas instalações”.

Este desafio deixa claro que nada está previsto pelo actual Governo e Aveiro não compreende como há dinheiro para Estádios, Aeroportos e TGV’s e falte para o essencial, como a saúde.

“Se olharmos à nossa volta vemos Coimbra com um hospital moderno e bem equipado, vemos Viseu com um hospital moderno, vemos o Porto com imensas ofertas no campo da saúde. Em Aveiro temos um hospital próprio de um país africano, valendo o esforço dos profissionais que ali trabalham”, acusa Rui Pires da Silva.

“Este Governo preocupou-se em encerrar Centros de Saúde, um pouco por todo o distrito, mas não acautelou infra-estruturas compensatórias. O Hospital Infante D. Pedro está a rebentar pelas costuras mas não é exemplo único no distrito. Repare-se o caso de Águeda também”, acrescenta o novo coordenador distrital do PND defendendo uma clara aposta pública nesta área.

Por último, Rui Pires da Silva diz que a construção de um novo hospital na cidade de Aveiro e um outro na cidade de Águeda deveriam ser acompanhados com a criação da licenciatura de medicina neste distrito. “Aveiro tem dado provas inequívocas de vanguarda na investigação científica, com uma universidade modelo a nível europeu. Leccionar um curso de Medicina em Aveiro tem de ser uma aposta pública”, defende pedindo mais transparência na atribuição de licenciaturas que se revelam necessárias, mas que interesses pouco claros impedem que surjam.

Nova coordenação distrital do PND

O PND empossou a nova coordenação, após um acto eleitoral muito concorrido, realizado em Lobão (Feira), a 8 de Maio.

Rui Pires da Silva promete defender intransigentemente os interesses do distrito de Aveiro “dentro e fora do partido”. Está na hora de mudar a injustiça de que o distrito de Aveiro tem sido alvo. “Contribuímos fortemente para a riqueza do país, mas depois não temos qualquer contrapartida”. Inverter este ciclo será a principal aposta desta lista que já pensa nas Legislativas e nas Autárquicas. Além de uma lista que o partido apresentará à freguesia de Lobão (Feira), Rui Pires da Silva revelou que já existe outra candidatura a uma freguesia importante do concelho de Aveiro.

Sem comentários: