terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Banco Alimentar regista maior recolha de sempre

A recolha de Natal do Banco Alimentar superou todas as expectativas. Mais de 146 toneladas de alimentos foram recolhidas em dois dias, no nosso distrito

Com a devida vénia ao Diário de Aveiro

Apesar da crise generalizada e do flagelo do desemprego bater à porta de milhares de portugueses, a campanha de Natal do Banco Alimentar Contra a Fome foi a melhor de sempre. Os números positivos chegam, praticamente, de todo o país e Aveiro não foge à regra: durante a campanha do passado fim-de-semana, foram recolhidos 146.501 quilos de géneros alimentares que, durante os próximos meses, vão chegar à mesa de cerca 29 mil aveirenses.

De acordo com Martinho Pereira, responsável pelo Banco Alimentar de Aveiro e coordenador das recolhas efectuadas pelo distrito (excepções para Arouca e Castelo de Paiva), “em Aveiro, o aumento registado nesta campanha corresponde a cerca de 20 por cento, comparativamente à campanha de Natal do ano passado”, aplaudindo a forma “generosa e compreensiva com que os aveirenses aceitaram colaborar”.

Aveiro foi o concelho que juntou maior quantidade de alimentos (34.568 Kg), seguido por Santa Maria da Feira, com 21.108 Kg, e depois Ovar, com 11.129 Kg. Do lado extremo estão os concelhos da Mealhada e Murtosa, ambos com 2.531 Kg.

Extraordinário
voluntariado
De uma forma geral, e de acordo com aquele responsável, a tendência de crescimento esteve presente em todo o distrito, deixando um destaque especial ao voluntariado. “Mais uma vez, os voluntários apareceram em força, cheios de vontade de trabalhar e muito conscientes de que estavam a contribuir para uma causa válida e humanitária”, referiu Martinho Pereira ao Diário de Aveiro.

E foi mais longe: “Este ano sentimos a força do voluntariado de uma forma mais intensa do que é normal. Fizemos a triagem completa dos alimentos recolhidos (acabámos cerca das três horas da madrugada) e ainda deu para limpar a sala”, recorda, garantindo que o número de voluntários apontado como ideal (1.800) foi superado.

Ao longo desta semana, até ao dia 6, há ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares através da Campanha “Ajuda Vale”, presente em todas as lojas das cadeias Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Modelo/Continente.

Também na rede das cerca de 3.800 lojas “Payshop” é possível contribuir para esta campanha, efectuando uma doação em dinheiro que será convertida em leite (dá lugar à emissão de recibo).

Sem comentários: