segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O PND pediu, o governo soube escutar.


No dia 15 de Maio o PND defendeu a criação do curso de medicina na UA


A distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia (PND) exige que o Governo dê mais atenção à saúde no distrito. E novos hospitais, em Aveiro e Águeda.

Rui Pires da Silva, coordenador distrital agora eleito, sublinhou que “não basta o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visitar o Hospital Infante D. Pedro e desafiar o conselho de administração a começar a planear novas instalações”, pois, frisou, “este desafio deixa claro que nada está previsto pelo Governo e Aveiro não compreende como há dinheiro para estádios, aeroportos e TGV’s e falte para o essencial, como a saúde”.
O Hospital Infante D. Pedro “está a rebentar pelas costuras mas não é exemplo único no distrito. Repare-se o caso de Águeda também”, acrescentou Rui P. Silva, defendendo uma clara aposta pública nesta área.
O coordenador do PND diz que a construção de novos hospitais em Aveiro e Águeda deveria ser acompanhada da criação da licenciatura de medicina.

“Aveiro tem dado provas inequívocas de vanguarda na investigação científica, com uma universidade modelo a nível europeu. Leccionar Medicina em Aveiro tem de ser uma aposta pública”, afirmou Rui P. Silva, pedindo “mais transparência na atribuição de licenciaturas necessárias, mas que interesses pouco claros impedem de surgir”.





Hoje o governo responde assim:


Aveiro: Governo anuncia amanhã curso de Medicina na Universidade
No dia do 36.º aniversário da Universidade de Aveiro, é anunciado o curso de Medicina e assinado o protocolo de financiamento do Parque de Ciência e Inovação

www.diarioaveiro.pt

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, anuncia amanhã o Programa de Formação em Medicina da Universidade de Aveiro (UA), numa sessão marcada para as 11.30 horas no auditório da Reitoria, na qual também participa a ministra da Saúde, Ana Jorge. O anúncio do curso de Medicina a ministrar na Universidade de Aveiro, a desenvolver em colaboração com a Universidade do Porto (UP), é feito no dia da cerimónia comemorativa do 36.º aniversário da instituição aveirense.
A apresentação do curso de Medicina inclui a assinatura de um memorando de entendimento entre as várias entidades parceiras da nova licenciatura. Será assinado um protocolo entre o ministro Mariano Gago, a reitora da UA, Maria Helena Nazaré, o reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, o pró-reitor da UA para a área da Saúde, Nelson Rocha, e o presidente do Conselho Directivo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, António Sousa Pereira.
Antes, conta-se com as intervenções dos reitores da UA e da UP e de Fernando Lopes da Silva, membro da Comissão de Avaliação Internacional do Curso de Medicina.
O curso deverá arrancar no ano lectivo 2011/2012 com um número máximo de 50 alunos. Além da UP, a UA terá as parcerias dos hospitais de Aveiro, Viseu e Santa Maria da Feira e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
(Ler artigo completo na edição em papel)

João Peixinho

Sem comentários: