sexta-feira, 15 de maio de 2009

PND exige novos hospitais em Aveiro e Águeda


A distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia (PND) exige que o Governo dê mais atenção à saúde no distrito. E novos hospitais, em Aveiro e Águeda.

Rui Pires da Silva, coordenador distrital agora eleito, sublinhou que “não basta o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visitar o Hospital Infante D. Pedro e desafiar o conselho de administração a começar a planear novas instalações”, pois, frisou, “este desafio deixa claro que nada está previsto pelo Governo e Aveiro não compreende como há dinheiro para estádios, aeroportos e TGV’s e falte para o essencial, como a saúde”.
O Hospital Infante D. Pedro “está a rebentar pelas costuras mas não é exemplo único no distrito. Repare-se o caso de Águeda também”, acrescentou Rui P. Silva, defendendo uma clara aposta pública nesta área.
O coordenador do PND diz que a construção de novos hospitais em Aveiro e Águeda deveria ser acompanhada da criação da licenciatura de medicina.

“Aveiro tem dado provas inequívocas de vanguarda na investigação científica, com uma universidade modelo a nível europeu. Leccionar Medicina em Aveiro tem de ser uma aposta pública”, afirmou Rui P. Silva, pedindo “mais transparência na atribuição de licenciaturas necessárias, mas que interesses pouco claros impedem de surgir”.


quarta-feira, 13 de maio de 2009

Governos têm descurado Saúde em Aveiro

A lista eleita a 8 de Maio último para coordenar a distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia (PND) exige que o Governo dê mais atenção à saúde no distrito de Aveiro.

Rui Pires da Silva, coordenador distrital afirma que “não basta que o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde venha visitar as instalações do Hospital Infante D. Pedro (HIP) e desafiar o Conselho de Administração a começar a planear novas instalações”.

Este desafio deixa claro que nada está previsto pelo actual Governo e Aveiro não compreende como há dinheiro para Estádios, Aeroportos e TGV’s e falte para o essencial, como a saúde.

“Se olharmos à nossa volta vemos Coimbra com um hospital moderno e bem equipado, vemos Viseu com um hospital moderno, vemos o Porto com imensas ofertas no campo da saúde. Em Aveiro temos um hospital próprio de um país africano, valendo o esforço dos profissionais que ali trabalham”, acusa Rui Pires da Silva.

“Este Governo preocupou-se em encerrar Centros de Saúde, um pouco por todo o distrito, mas não acautelou infra-estruturas compensatórias. O Hospital Infante D. Pedro está a rebentar pelas costuras mas não é exemplo único no distrito. Repare-se o caso de Águeda também”, acrescenta o novo coordenador distrital do PND defendendo uma clara aposta pública nesta área.

Por último, Rui Pires da Silva diz que a construção de um novo hospital na cidade de Aveiro e um outro na cidade de Águeda deveriam ser acompanhados com a criação da licenciatura de medicina neste distrito. “Aveiro tem dado provas inequívocas de vanguarda na investigação científica, com uma universidade modelo a nível europeu. Leccionar um curso de Medicina em Aveiro tem de ser uma aposta pública”, defende pedindo mais transparência na atribuição de licenciaturas que se revelam necessárias, mas que interesses pouco claros impedem que surjam.

Nova coordenação distrital do PND

O PND empossou a nova coordenação, após um acto eleitoral muito concorrido, realizado em Lobão (Feira), a 8 de Maio.

Rui Pires da Silva promete defender intransigentemente os interesses do distrito de Aveiro “dentro e fora do partido”. Está na hora de mudar a injustiça de que o distrito de Aveiro tem sido alvo. “Contribuímos fortemente para a riqueza do país, mas depois não temos qualquer contrapartida”. Inverter este ciclo será a principal aposta desta lista que já pensa nas Legislativas e nas Autárquicas. Além de uma lista que o partido apresentará à freguesia de Lobão (Feira), Rui Pires da Silva revelou que já existe outra candidatura a uma freguesia importante do concelho de Aveiro.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Juntos somos capazes"


Rui Pires da Silva, 24 anos, é candidato à coordenação distrital de Aveio do Partido da Nova Democracia (PND) nas eleições marcadas para o próximo dia 8 de Maio, no Congresso que decorrerá na Rua do Comércio, n.º 1060, 1.º Frente, Sala B (junto às Finanças), em Lobão, concelho de Santa Maria da Feira.
Com a devida vénia ao : Demoliberal.com.pt

O candidato reuniu “vários militantes activos” para formar a lista e promete lutar pelo distrito de Aveiro, “dentro e fora do partido”. As principais acções centram-se nas Legislativas e nas Autárquicas onde a Nova Democracia procura ainda candidatos a várias Juntas e Munícipios, mas pretende ter uma significativa representação após estes actos eleitorais.

Rui Pires da Silva já foi o coordenador aveirense das Novas Gerações, o órgão político para a juventude da Nova Democracia, e membro da Direcção Nacional desta estrutura. Actualmente faz parte do Conselho Nacional, eleito em Janeiro na lista da actual líder, Maria Augusta Montes.
A líder da Nova Democracia pediu, durante o 4º. Congresso, que decorreu numa unidade hoteleira do Porto, para que Aveiro volte a ser uma força viva do partido.

O PND acredita que terá uma representação parlamentar nas próximas Legislativas, apontando todas as baterias para Braga, onde Manuel Monteiro é o candidato de um movimento denominado “Missão Minho”. A Madeira, onde o PND já tem um deputado regional, é outro dos círculos eleitorais onde é previsível a eleição de deputados.

Rui Pires da Silva reconhece que Braga e Madeira são grandes apostas do partido, mas recusa deixar Aveiro de fora e promete tudo fazer para alcançar um resultado que dignifique este partido de direita. “Nas Legislativas vamos ser a voz dos descontentes de um distrito que sempre contribuiu fortemente para a riqueza do país sem nunca ter as respectivas contrapartidas”, refere, acrescentando que “quando se fala em grandes obras só aparece Lisboa, como se o resto do país fosse mera paisagem”.

Inverter o ciclo de desertificação que assola o interior do distrito (na saúde, na educação, na justiça e na segurança), apoiar os trabalhadores que sempre deram o seu melhor nos seus postos de trabalho para, de um momento para o outro,os verem desaparecer e promover o turismo no litoral aveirense, retirando todo o potencial da ria de Aveiro são algumas linhas programáticas que irá desenvolver.

“Queremos estar ao lado dos descontentes com a actual política governativa, mas que pretendem apresentar soluções alternativas”, diz Rui Pires da Silva deixando claro que dispensa “velho do Restelo”, conformistas e de quem aposta sempre nos mesmos.

BI de Rui Pires da Silva
Nome: Rui Manuel Pires da Silva
Idade: 24 anos
Natural: Cedrim, Sever do Vouga
Residente: Aveiro
Profissão: Gestor Comercial de telecomunicações

quarta-feira, 6 de maio de 2009

PND Madeira

Que há um ditador na Madeira já todos o sabíamos, agora que haja também uma PIDE!

É verdade, acreditem que é verdade, pois a chaimite que o partido da Nova Democracia da Madeira usou para as comemorações dos 35 anos da conquista da Liberdade, conquistada a 25 de Abril de 1974 está apreendida pela PIDE, desculpem pela PSP (aí a minha cabeça anda tão cansada!!).

E sabem qual foi o motivo para tão importante apreensão? Sabem? Não?

Pois eu também não, mas segundo a PIDE, desculpem, a PSP ( aí esta cabeça vai ser aminha morte)a viatura foi apreendida porque estava a impedir o acesso a uma residência, á pois é meus caros, as formiginhas também tem direito a casa, e vocês foram logo por a chaimite na porta da entrada da casa da Srª e do Srº formiga, isso não se fazia.

Já estou a ver o próximo programa do professor José Hermano Saraiva, vai ser algo do gênero:
Foi aqui, foi aqui em 25 de Abril do ano de 2009 que taparam a entrada a formiga, foi uma tragédia enorme.

Bem e é assim que se faz a história!!!!

E como dizia o Fernando Pessa, “E esta hem?!”




PND prepara candidatura a autarquias de Aveiro

Rui Pires da Silva, candidato à coordenação distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia (PND), diz que o partido poderá apresentar “várias” candidaturas a câmaras municipais e juntas de freguesia do distrito nas próximas eleições autárquicas, que se disputam veste ano.


Com a devida vénia :





Obter uma “significativa representação” no distrito é o objectivo do candidato à liderança do PND/Aveiro.



As eleições legislativas também não serão descuradas. “Nas legislativas vamos ser a voz dos descontentes de um distrito que sempre contribuiu fortemente para a riqueza do país sem nunca ter as respectivas contrapartidas”, disse o gestor comercial de 24 anos, natural de Cedrim, Sever do Vouga.



As eleições para a liderança da comissão distrital do PND decorrem a 8 de Maio, durante um congresso agendado para Lobão, Santa Maria da Feira.



Notícia publicada a 5 de Maio de 2009.

PND/Aveiro

Rui Pires da Silva é candidato à distrital de Aveiro do PND. Eleições estão marcadas para 8 de Maio.

Rui Pires da Silva é o candidato à coordenação distrital de Aveiro do Partido da Nova Democracia (PND). As eleições estão marcadas para o próximo dia 8 de Maio, no congresso que irá decorrer em Santa Maria da Feira.


Com a devida vénia : Rádio Terra Nova


Rui Pires da Silva já foi o coordenador aveirense das Novas Gerações, o órgão político para a juventude da Nova Democracia, e membro da Direcção nacional desta estrutura. Actualmente faz parte do Conselho nacional, eleito em Janeiro na lista da actual líder, Maria Augusta Montes.


De acordo com uma nota do PND, o candidato à distrital de Aveiro reuniu “vários militantes activos” para formar a lista e promete lutar pelo distrito de Aveiro, “dentro e fora do partido”.


“As principais acções centram-se nas legislativas e nas autárquicas onde a nova Democracia procura ainda candidatos a várias Juntas e Municípios, mas pretende ter uma significativa representação após estes actos eleitorais.

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL DO CÍRCULO ELEITORAL DE AVEIRO DO PND


Candidatura de Rui Pires da Silva à coordenação Distrital do PND - Aveiro

Aveiro é dos principais 18 distritos de Portugal continental, caracterizando-se pela sua diversificação geográfica, que vai do mar até à serra, e por gentes de trabalho nos mais variados sectores de actividade.

Esta candidatura para a coordenação do PND-Aveiro propõe-se centrar a sua actuação na defesa intransigente dos interesses do distrito e na defesa dos seus valores. Instituições como a Universidade de Aveiro não podem ser ignoradas do panorama da investigação no país, e mesmo no mundo. O tecido produtivo tem, forçosamente, um papel importante. As indústrias dos moldes, calçado, metalomecânica, ramo automóvel, cerâmica, construção civil são apenas alguns dos muitos exemplos que proliferam pelos 19 concelhos que constituem este distrito.

Aveiro é também uma região rica em recursos naturais. A floresta, a vitivinicultura, a água (marcas como a Luso ou Serrana situam-se aqui), a gastronomia, a indústria pesqueira, o sal, a hortofloricultura e a agricultura em geral têm também um papel preponderante.

As praias, os museus, a ria, as aldeias rurais perdidas nas serranias são atractivos que trazem ao distrito de Aveiro milhares de turistas.
O dinamismo cultural está bem presente nas suas associações juvenis, culturais, desportivas e recreativas. As instituições sociais também desempenham um papel notável.

Por tudo isto se verifica que Aveiro é um distrito de atracção, nem sempre reconhecido pelos sucessivos governos.


Rui Pires da Silva

Aveiro, 1 de Maio de 2009

terça-feira, 5 de maio de 2009

Vasco Granja morre aos 83 anos


Vasco Granja, divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, morreu esta segunda-feira, aos 83 anos.


O último director da revista Tintim ficou conhecido do grande público pelo programa “Cinema de Animação”, que apresentou na RTP durante mais de 16 anos. A jornalista Andreia Brito recorda alguns dos momentos que marcaram uma geração.



domingo, 3 de maio de 2009

4 de Maio de 2009

4 de Maio é o 124º dia do ano no calendário gregoriano (125º em anos bissextos). Faltam 241 para acabar o ano.

Eventos históricos


1471
- Guerra das Rosas: A facção de Lancaster perde a batalha de Tewksbury e Henrique VI de Inglaterra é novamente deposto
1493 - Concluída a bula papal Inter Caetera II, que dava aos espanhóis todas as terras a 100 léguas a oeste e sul dos Açores e Cabo Verde.
1675 - O Observatório de Greenwich é criado, durante o reinado de Carlos II da Inglaterra.
1776 - Rhode Island se torna a primeira das Treze Colônias a renegar a fidelidade ao rei Jorge III
1823 - O imperador Agustín I do México abandona o país na sequência da rebelião liderada por Antonio López de Santa Anna.
1858 - Benito Juárez estabelece Veracruz como a capital do México.
1886 - Um grupo de anarquistas explode uma bomba durante uma passeata de sindicalistas em Chicago, matando 11 pessoas e ferindo mais de cem.
1904 - A Companhia Francesa do Canal do Panamá entrega as suas propriedades ao representante do governo dos Estados Unidos.
1942 - Batalha do Mar de Coral
1949 - Na jornada 34 da temporada 48-49, o Torino tinha 4 pontos sobre a Internazionale e faltando 4 jornadas e 8 pontos por jogar, a Liga declarou-o campeão. Seu avião havia se chocado contra a igreja de Superga a umas milhas de Turin, regressando de um amistoso com o Benfica de Lisboa. Não houve sobreviventes. Acabou-se neste dia a história da melhor equipe italiana, o Torino na década de 40
1951 - General Anastasio Somoza toma posse da presidência da Nicarágua.
1979 - Margaret Thatcher é a primeira mulher eleita como chefe do governo britânico, após a vitória eleitoral dos conservadores.
1988 - Cientistas norte-americanos de Wistard obtêm a primeira vacina contra a raiva, mediante uma técnica de engenharia genética.
1990 - A Letônia proclama a independência.
1994 - O Primeiro-Ministro de Israel Yitzhak Rabin e o líder da OLP Yasser Arafat assinam um acordo de paz sobre a autonomia palestina, conferindo autogoverno à Faixa de Gaza e Jericó.
2004 - Garçon à la pipe, um quadro de Pablo Picasso, torna-se no objecto mais caro de sempre ao ser vendido em leilão por U$S 104,1 milhões de dólares, esse valor foi posteriormente ultrapassado.

Carmona ou Santana?


Dia das Mães

A todas as Mães, mas para a minha em especial, Felíz dia da Mãe.



O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.


Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Em Israel o dia da mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.


Em
Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio. Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

3 de Maio de 2009

3 de Maio é o 123º dia do ano no calendário gregoriano (124º em anos bissextos). Faltam 242 para acabar o ano.

Eventos históricos

1494 - Cristóvão Colombo descobre a Jamaica.
1626 - Fundação da Povoação de São Nicolau, Primeiro dos Sete Povos das Missões.
1791 - A Constituição Polonesa de Maio, a primeira Constituição moderna da Europa, é proclamada pela Sejm.
1902 - Primeiro jogo de futebol oficial no Brasil: Mackenzie 2 x 1 Germânia.
1908 - Em Chicago, comemorou-se o primeiro Woman's Day (Dia das Mulheres). Presidido por Lorine S. Brown e documentado pelo jornal mensal The Socialist Woman, no Garrick Theather, reuniu 1500 mulheres que aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e política.
2007
Estudantes da Universidade de São Paulo ocupam a Reitoria.
Desaparece Madeleine McCann.

sábado, 2 de maio de 2009

Eleições Europeias

Sondagem Antena 1/RTP dá 39% dos votos ao PS e 36% ao PSD

Esta sondagem foi realizada pela Universidade Católica para a Antena 1, RTP, Diário de Notícias e Jornal de Notícias.



Se as eleições europeias se realizassem hoje, PS e PSD ficariam apenas a 3 pontos de distância. O Partido Socialista seria vencedor com 39% dos votos e o PSD conquistaria 36%. O Bloco de Esquerda surge nesta sondagem como o terceiro partido com mais votos, alcançando os 12%. Todos os dados são aqui apresentados pela jornalista Rita Roque.



PS 39% PSD 36% BE 12% CDU 7% CDS 2% Outros partidos 2% B/N 2%



2 de Maio de 2009

2 de Maio é o 122º dia do ano no calendário gregoriano (123º em anos bissextos). Faltam 243 para acabar o ano.

490 anos depois da morte de Leonardo di ser Piero da Vinci

(Provável autorretrato de Leonardo da Vinci)

Saudade de Ayrton Senna

Ayrton Senna faleceu há quinze anos


A 1 de Maio de 1994 foi-se um campeão numa corrida maldita

1 de Maio de 1994. Passaram-se quinze anos. Os brasileiros, em geral, e os amantes de Fórmula 1, em particular, não esquecem esta data. Marca o fim de um reinado, marca a partida de um herói canarinho: Ayrton Senna saiu de cena nesse dia, definitivamente.



O homem tinha 34 anos quando partiu. Ficou o mito

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1 de Maio


Dia do Trabalhador



Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiram que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.


Dia do Trabalhador em Portugal

1º de Maio na cidade do Porto
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portuguêses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.


Para onde vai o dinheiro?


Ricardo salgado (BES) : € 804 MIL
Zeinal Bava (PT) : € 667 MIL
António Mexia (EDP) : € 571 MIL
Paulo Azevedo (SONAE): € 300 MIL
Fernando Ulrich(BPI) : € 256 MIL
Ferreira de Oliveira (GALP) : € 211 MIL