quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PSD confirma candidatura de Santana à Câmara de Lisboa


A escolha de Santana Lopes foi “totalmente pacífica”, assegurou Castro Almeida

A Comissão Política do PSD confirmou esta terça-feira a escolha de Pedro Santana Lopes para encabeçar a candidatura do partido à Câmara Municipal de Lisboa. A nomeação do antigo líder dos sociais-democratas para a corrida à autarquia da capital foi consensual, indicou o vice-presidente do PSD Castro Almeida.

Com a devida vénia à RTP

A decisão da Comissão Política Nacional dos sociais-democratas foi anunciada por Castro Almeida após uma reunião que se prolongou pela tarde de terça-feira.

A escolha de Pedro Santana Lopes, proposta pela líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, mereceu o consenso dos membros da Comissão Política, revelou o coordenador autárquico do partido.

“Foi uma escolha que teve origem nas estruturas concelhias de Lisboa, que foi aprovada pela Comissão Política Distrital, que foi aprovada pela Comissão Coordenadora Autárquica do partido e aprovada na Comissão Política Nacional por proposta da sua presidente”, afirmou Castro Almeida.

O dirigente social-democrata garante que se trata de uma escolha “totalmente pacífica” e “muito entusiasmante”.

Castro Almeida lança desde já o mote da corrida eleitoral na capital: “Estamos muito entusiasmados com a escolha para Lisboa porque manifestamente o actual presidente da Câmara não tem perfil para a função e o doutor Santana Lopes vai ter oportunidade de retomar um mandato que não terminou e vai poder completar a obra que tinha em mãos”.

A 4 de Dezembro, Santana Lopes fizera uma pré-apresentação da candidatura à Câmara de Lisboa, garantindo que tencionava debater temas relacionados com “centros de poder” instituídos na sociedade portuguesa.

“Eu candidato-me a Lisboa por causa de Lisboa e não quero ouvir falar de nada mais, como aconteceu no meu anterior mandato. Agora, quem é candidato a uma câmara, quem está numa estrutura partidária pode desenvolver combates que ajudem a sociedade em que está a mudar um bocadinho”, afirmava então o antigo líder do PSD, durante uma sessão de homenagem a Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Mais tarde, em declarações aos jornalistas, Santana fazia questão de salientar que ainda esperava uma decisão da direcção social-democrata.

Na conferência de imprensa desta terça-feira na São Caetano à Lapa, Castro Almeida confirmou também a nomeação de Ricardo Rio como candidato do PSD à Câmara Municipal de Braga.

Escolhidos mais de dois terços dos candidatos

A Comissão Política do PSD confirmou os nomes de mais de dois terços dos candidatos do partido às presidências das autarquias do país, avançou Castro Almeida.

“Hoje demos uma particular atenção às cidades que são capitais de distrito e particularmente àquelas onde o PSD não detém a presidência da câmara. Estão já identificados e escolhidos quase todos os candidatos para estas nove capitais de distrito onde o PSD não é actualmente maioria”, precisou o vice-presidente laranja.

À excepção das candidaturas de Santana Lopes e de Ricardo Rio, o anúncio público dos nomes dos candidatos “fica sempre dependente de critérios de interesse local”, frisou Castro Almeida.

O timing do lançamento das candidaturas foi “acertado com os candidatos”.

“Há candidatos que estão identificados e seleccionados mas só mais tarde se fará o anúncio das candidaturas por interesses locais”, reforçou.

Liderança aparta candidaturas a autarquias e Parlamento

No quadro da preparação do PSD para as contendas eleitorais do próximo ano, Manuela Ferreira Leite impõe para já a fórmula da incompatibilidade entre as candidaturas à Assembleia da República e aos órgãos do poder autárquico.

A presidente social-democrata “definiu uma orientação no sentido de considerar incompatível a candidatura a presidente de câmara e a deputado”, revelou Castro Almeida.

“As eleições para a Assembleia da República e para as autarquias locais vão ocorrer na mesma época, podem até ser no mesmo dia, ou serão em dias muito próximos, e parece-nos que não é leal perante o eleitorado apresentar a mesma pessoa com candidato a deputado e a presidente de câmara sendo que os dois cargos são incompatíveis entre si”, explicou.

Carlos Santos Neves, RTP
2008-12-16 20:41:49

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei se é uma boa ideia. Acho que a imagem de Santana Lopes está gasta, deveriam pensar numa alternativa...