segunda-feira, 30 de março de 2009

Freeport: pressões a magistrados chegam a Cavaco


Sindicato dos Magistrados do Ministério Público pede audiência urgente a PR


O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) pediu ao início desta tarde uma audiência «com carácter de urgência» ao Presidente da República, no âmbito do processo Freeport e das alegadas pressões a magistrados para arquivamento do processo, adiantou ao tvi24.pt fonte do sindicato.

A audiência ainda não tem data marcada. Mas já amanhã estão previstos mais desenvolvimentos do caso uma vez que o procurador-geral da República, Pinto Monteiro, vai emitir uma nota à comunicação social sobre o processo, segundo revelou esta segunda-feira o gabinete de imprensa da Procuradoria.

O pedido de audiência ao Presidente da República não discrimina o assunto que o SMMP pretende tratar com o PR, no entanto, ao que o tvi24.pt apurou, o sindicato pretende levar ao conhecimento do Presidente as pressões de arquivamento do processo, que envolve o primeiro-ministro, a que alegadamente os magistrados têm sido sujeitos.

Esta terça-feira, é a primeira vez que Pinto Monteiro se vai pronunciar publicamente sobre o caso depois de, sexta-feira, a TVI ter exibido um DVDcom uma gravação de uma conversa entre um administrador do Freeport, o empresário Charles Smith (arguido no processo) e o seu ex-funcionário João Cabral.

Veja o vídeo

Na gravação, o britânico Charles Smith diz que o primeiro-ministro português, José Sócrates, «é corrupto» e que terá recebido, por intermédio de um primo, dinheiro para dar «luz verde» ao projecto do outlet de Alcochete.

A notícia deu origem, uma hora depois, a um comunicado do primeiro-ministro, anunciando que vai agir judicialmente por «difamação» contra quem envolveu o seu nome a propósito do «caso Freeport».

Charles Smith confirmou aos investigadores ingleses que o na sexta-feira, em que acusa José Sócrates de ser «corrupto», é autêntico. Interrogado por dois solicitadores ingleses, em Londres, depois de ter visionado integralmente o DVD, a 24 de Março de 2007, Smith não negou ter tido a conversa em causa um ano antes com Alan Perkins, administrador da Freeport

Contudo, depois de a TVI ter dado a conhecer o DVD, o escocês emitiu uma nota este sábado negando ter acusado o actual primeiro-ministro de ser «corrupto».

Com a devida vénia : TVI24

Sem comentários: