domingo, 5 de abril de 2009

Soares diz que Durão «é um rosto do passado»










Antigo Presidente da República comentou eventual recandidatura de Barroso à Comissão Europeia




Mário Soares comentou este domingo, no Porto, a eventual recandidatura de Durão Barroso à presidência da Comissão Europeia, afirmando que «ele é um homem inteligente, mas é um rosto do passado», noticia a Lusa.

Sublinhando que a escolha do próximo presidente da Comissão Europeia é para depois das eleições, Mário Soares acrescentou que Durão Barroso «tem uma coisa muito grave em cima, a cimeira da vergonha dos Açores [de que foi anfitrião quando era primeiro-ministro, com George W. Bush, Tony Blair e José Maria Aznar]».

«Durão Barroso diz agora que já é amigo de Obama, já acha que ele é muito bom. Bem, muda de amigos com muita facilidade», acrescentou Soares.

«Sou mas é anti-Bush»

Mário Soares sublinhou que na altura criticou essa cimeira e foi por isso criticado por ser anti-americano. «Nunca fui anti-americano, sou mas é anti-Bush, que são coisas muito diferentes», reiterou.

O antigo presidente da República falava aos jornalistas no final de uma sessão de apresentação da candidatura do PS às eleições europeias de 7 de Junho, na qual falou, ao lado do cabeça-de-lista, Vital Moreira

Na ocasião, Mário Soares afirmou que «a Europa precisa de uma rotação de líderes, para uma Europa do social e que defenda o planeta ameaçado, contra a Europa dos negócios e do neoliberalismo».

Para o antigo PR, os actuais líderes da UE «ante a grande reviravolta que houve nos Estados Unidos [com e eleição de Barack Obama] parecem não estar à altura de resolver a grande crise que se está a passar». «O que deve dominar o mundo é a política e não a economia», defendeu.

Elogio a Vital Moreira

Mário Soares qualificou o cabeça-de-lista do PS às europeias, Vital Moreira como sendo «uma personalidade chave para essa mudança de uma Europa cada vez mais socialista, socialista a sério, rejeitando o neo-liberalismo».

«É um europeísta convicto e uma pessoa de competência extraordinária como jurista, que conhece a questão europeia muito bem porque a tem estudado com muita profundidade», defendeu.

Soares considerou ainda que a formação jurídica de Vital Moreira lhe permite «ir ao fundo das questões. Vai ser uma voz importante no PE para defender o interesse dos portugueses e os interesses da União Europeia enquanto tal».


«Sistema neoliberal ruiu»

«As eleições europeias são sempre importantes, mas estas vão sê-lo ainda mais porque estamos a atravessar uma grande crise e estamos no centro de uma mudança tremenda. Se Portugal não estivesse no euro, onde estaria agora o escudo? Seria um desastre para Portugal e os portugueses», afirmou.

O antigo Presidente da República considerou que «o sistema neoliberal ruiu, tal como aconteceu antes com a implosão do mundo comunista».

Para Mário Soares, a esquerda pode ter nestas eleições europeias «uma boa representação parlamentar, capaz de levar a Europa para a frente e aprofundar o projecto europeu» rumo a «um capitalismo regulado e corrigido, socialista e democrata».




Com a devida vénia : TVI 24

Sem comentários: