quinta-feira, 23 de abril de 2009

UA é a melhor


Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior


Estudo mostra que estudantes da Universidade de Aveiro são os mais satisfeitos


22.04.2009 - 20h07 Lusa


A satisfação dos estudantes é superior na Universidade de Aveiro em comparação com outras instituições de ensino superior, na generalidade dos indicadores da avaliação nacional desenvolvida pelo Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior, hoje apresentada.

A Universidade de Aveiro apresenta os melhores parâmetros de satisfação em quase todos os critérios do estudo da avaliação nacional da satisfação dos estudantes do ensino superior. Foram inquiridos 12 mil alunos do primeiro e últimos anos de cada curso, em universidades públicas e privadas e institutos politécnicos, correspondendo a amostra a dez por cento dos estudantes matriculados.

Os resultados comparativos do estudo, que tem por objectivo criar um quadro de referência para a gestão estratégica de matrículas, foram hoje apresentados na Universidade de Aveiro por Rui Brites, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Segundo este, cada instituição terá acesso aos seus dados e poderá divulgá-los, se assim quiser.

No que a Aveiro respeita, 65,3 por cento dos inquiridos considera a experiência académica na instituição "muito boa" e só 4,6 "muito má", 68,4 classifica o respectivo curso como "muito bom" e 4,2 "muito mau" e 71,8 por cento elogia como "muito bom" o rigor e exigência, que apenas para 3,8 por cento é "muito mau". Nessas respostas, apenas quanto ao curso, o grau de satisfação é semelhante às outras universidades públicas, estando os outros indicadores todos com satisfação superior.

Mudança de curso e de universidade

Questionados se voltassem atrás que escolha fariam, 87,8 por cento assegurou que voltaria a apostar na Universidade de Aveiro e 12,2 por cento optaria por outra instituição de ensino superior. Já quanto à escolha do curso, 73,6 por cento mantinha o mesmo, enquanto 26,4 escolheria outro, valor esse que é superior ao conjunto das outras universidades e politécnicos. Segundo Rui Brites, os que mais querem mudar são de cursos de Letras e ligados à Educação por se aperceberem que não têm muitas saídas profissionais.

Nos indicadores de satisfação, "a taça vai para a Universidade de Aveiro", de acordo com aquele investigador, apresentando os níveis mais elevados e, destes, com destaque para a qualidade do ensino e os conhecimentos obtidos, e menos no que respeita ao aconselhamento académico e às disciplinas de opção. Quanto ao apoio académico, somente a insatisfação com os recursos bibliotecários é equiparada às restantes universidades, situando-se claramente acima no que respeita à satisfação com as condições das salas de aula, laboratórios, recursos informáticos, dimensão das turmas, edifícios e envolvente.

No que respeita ao desenvolvimento pessoal, as respostas revelam uma satisfação acima da generalidade das universidades públicas, sendo os insatisfeitos em percentagem residual, embora a capacidade de comunicação, de liderança e de trabalho sejam expectativas baixas, quando comparadas com as outras respostas.


Com a devida vénia: Público

Sem comentários: