quarta-feira, 29 de abril de 2009

Banco alimentar contra a fome - Alimente esta ideia


"Vai realizar-se nos dias 30 e 31 de Maio de Maio, mais uma campanha de angariação de géneros alimentares, a nível Nacional, para se poder minorar as carências alimentares de grande número de pessoas, inclusivamente em certas zonas do Distrito de Aveiro, onde há casos flagrantes e confrangedores de fome, agora mais agravados, dada a crise por que estamos a passar."


Este texto faz parte da carta enviada pelo banco alimentar contra a fome de Aveiro ao voluntários, e eu como voluntário, lembrei-me de publicar aqui esta pequena parte da carta para te pedir para te juntares a nós, e que no último fim de semana de Maio estejamos todos juntos a lutar por uma causa justa.
ou ainda por Tlf: 234 381 192
O banco alimentar agradece que se inscrevam até ao dia 8 de Maio.
Banco alimentar contra a fome - Alimente esta ideia
Vamos lutar por esta causa, uma causa justa.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Passivo da C.M de Aveiro aumenta 16M€


Assembleia Municipal, na freguesia de Requeixo, vai conhecer os últimos números relativos às finanças camarárias.

Durante os meses de Fevereiro e Março deste ano, o passivo em contabilidade da Câmara de Aveiro atingiu os 144,5 milhões de euros, conforme é descrito na comunicação escrita do presidente da autarquia, Élio Maia, à Assembleia Municipal, que tem início hoje à noite. O passivo representa um aumento de 16 milhões de euros face aos 128,4 milhões verificados dois meses antes, em 31 de Janeiro.

As dívidas de curto prazo a terceiros também aumentaram. Em Março atingiram os 17,3 milhões, quando em Janeiro eram de 14,9 milhões de euros.

Também se verifica um aumento das dívidas de médio e longo prazo. Se no final de Janeiro eram 113, 4 milhões, dois meses depois atingiam os 127,2 milhões de euros.

Nos empréstimos de médio e longo prazo a instituições de crédito, o valor em dívida também cresceu, passando de 79,8 para os 93,1 milhões de euros, enquanto foi anulada a dívida a sociedades de “factoring”, reduzindo a zero um crédito reclamado de 33.583 euros.

A Câmara devia a fornecedores, em finais de Janeiro, o mesmo que devia há dois meses, 6,6 milhões de euros. Também se manteve praticamente inalterado o valor de 27 milhões de euros a fornecedores de imobilizado a locação financeira.

Aumentou o valor a fornecedores de imobilizado a sociedade de “factoring”: de 40.021, 79 euros passou para os 401.823,13 euros.

A dívida a “outros credores” aumentou 2,5 milhões, passando de 1,8 para os 4,4 milhões.

A descida mais relevante é a fornecedores de imobilizado, que baixou um milhão de euros. Atingia 7,1 milhões em Janeiro e 6,1 milhões de euros em Março.

As facturas de fornecedores em recepção e conferência duplicaram: dos 527.395 euros passaram para um milhão de euros. Os empréstimos de curto prazo a instituições de crédito mantiveram-se nos 789.700 euros. Também é igual o valor das dívidas a clientes e utentes com cauções, de 195.859 euros. Ao Estado e outras entidades pública, a Câmara devia 179.845 euros, reduzindo esta dívida, em dois meses, para os 164.676 euros. Aumentou ligeiramente a dívida à administração autárquica: de 96.349 passou para os 111.136 euros.
Com a devida vénia: Diário de Aveiro
João Peixinho

quinta-feira, 23 de abril de 2009

UA é a melhor


Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior


Estudo mostra que estudantes da Universidade de Aveiro são os mais satisfeitos


22.04.2009 - 20h07 Lusa


A satisfação dos estudantes é superior na Universidade de Aveiro em comparação com outras instituições de ensino superior, na generalidade dos indicadores da avaliação nacional desenvolvida pelo Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior, hoje apresentada.

A Universidade de Aveiro apresenta os melhores parâmetros de satisfação em quase todos os critérios do estudo da avaliação nacional da satisfação dos estudantes do ensino superior. Foram inquiridos 12 mil alunos do primeiro e últimos anos de cada curso, em universidades públicas e privadas e institutos politécnicos, correspondendo a amostra a dez por cento dos estudantes matriculados.

Os resultados comparativos do estudo, que tem por objectivo criar um quadro de referência para a gestão estratégica de matrículas, foram hoje apresentados na Universidade de Aveiro por Rui Brites, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Segundo este, cada instituição terá acesso aos seus dados e poderá divulgá-los, se assim quiser.

No que a Aveiro respeita, 65,3 por cento dos inquiridos considera a experiência académica na instituição "muito boa" e só 4,6 "muito má", 68,4 classifica o respectivo curso como "muito bom" e 4,2 "muito mau" e 71,8 por cento elogia como "muito bom" o rigor e exigência, que apenas para 3,8 por cento é "muito mau". Nessas respostas, apenas quanto ao curso, o grau de satisfação é semelhante às outras universidades públicas, estando os outros indicadores todos com satisfação superior.

Mudança de curso e de universidade

Questionados se voltassem atrás que escolha fariam, 87,8 por cento assegurou que voltaria a apostar na Universidade de Aveiro e 12,2 por cento optaria por outra instituição de ensino superior. Já quanto à escolha do curso, 73,6 por cento mantinha o mesmo, enquanto 26,4 escolheria outro, valor esse que é superior ao conjunto das outras universidades e politécnicos. Segundo Rui Brites, os que mais querem mudar são de cursos de Letras e ligados à Educação por se aperceberem que não têm muitas saídas profissionais.

Nos indicadores de satisfação, "a taça vai para a Universidade de Aveiro", de acordo com aquele investigador, apresentando os níveis mais elevados e, destes, com destaque para a qualidade do ensino e os conhecimentos obtidos, e menos no que respeita ao aconselhamento académico e às disciplinas de opção. Quanto ao apoio académico, somente a insatisfação com os recursos bibliotecários é equiparada às restantes universidades, situando-se claramente acima no que respeita à satisfação com as condições das salas de aula, laboratórios, recursos informáticos, dimensão das turmas, edifícios e envolvente.

No que respeita ao desenvolvimento pessoal, as respostas revelam uma satisfação acima da generalidade das universidades públicas, sendo os insatisfeitos em percentagem residual, embora a capacidade de comunicação, de liderança e de trabalho sejam expectativas baixas, quando comparadas com as outras respostas.


Com a devida vénia: Público

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Resultado da votação

Se no lugar do Prof. Cavaco Silva estivesse o Dr. Jorge Sampaio e no lugar do Eng.º Sócrates estivesse o Dr. Santana Lopes, acha que ainda havia governo?

Esta era a pergunta que o Vougario fez aos seus visitantes.
A resposta por parte dos visitantes foi a seguinte:


Acho que sim: 0%
Acho que não: 87%
Não sei: 1%

Esta votação revela a falta de confiança que os leitores têm no Governo do Partido Socialista.

Este ano vamos ter eleições e acredito que os Portugueses saberam dar um cartão vermelho as políticas que este Governo tem praticado.
Obrigado a todos os que votaram.

sábado, 18 de abril de 2009

'Menina da Ria'


Caetano Veloso dedica tema à cidade de Aveiro.

O músico brasileiro Caetano Veloso gravou 'Menina da Ria', um tema dedicado a Aveiro e que integra o álbum "Zii e Zie", a editar segunda-feira em Portugal.


'Menina da Ria' é um dos doze temas do novo álbum e surge três décadas depois de Caetano Veloso ter gravado 'Menino do rio' no álbum 'Cinema Transcendental' (1979).

Numa entrevista divulgada pela editora Universal, Caetano Veloso recordou que 'Menina do ria' resulta de uma promessa feita ao público que esteve num concerto seu em Aveiro em 2008.
Com a devida vénia: Correio da Manhã

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Professores de Aveiro merecem respeito.


O partido social democrata (PSD) veio hoje a Aveiro para mais uma sessão do fórum Portugal de Verdade.

A sessão teve lugar no Centro cultural e de congressos de Aveiro e contou com o antigo líder Marcelo Rebelo de Sousa como moderador.

O PSD convidou para oradores Nuno Crato (Professor de Matemática, ISEG-UTL)Natividade Correia (Professora do Ensino Secundário, Coimbra)José Manuel Canavarro (Professor Universitário, Universidade de Coimbra) .

Na minha opinião, é de lamentar que o principal líder da oposição venha a Aveiro falar de Educação e tenha como oradores professores da universidade de Coimbra e de Lisboa e uma professora se ensino secundário de Coimbra.
Considero tal atitude como uma tamanha falta de respeito com os professores de Aveiro.

Com todo o mérito que os senhores professores convidados tenham, não posso deixar passar em branco que nem um professor de Aveiro tenha estado presente como orador neste fórum.

Drª Manuela Ferreira Leite, fique a saber que Aveiro tem muitos bons professores, professores esse com provas dadas. Aveiro conta com uma das melhores universidades do país e mesmo da Europa, Aveiro conta com algumas das melhores escolas do ranking do ministério da Educação, Aveiro merece ser respeitada em tudo, mas neste caso no que diz respeito a educação.

Por tudo isto, acho que os Professores de Aveiro merecem da sua parte um pedido de desculpas.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Isso também eu dizia...

O ministro da Justiça (Alberto Costa) foi ao Parlamento dizer aos Deputados da comissão de Assuntos Constitucionais hoje que não desempenhou o papel de intermediário de pressões do gabinete de José Sócrates sobre os magistrados que investigam o caso Freeport.

Costa justificou-se dizendo que o Procurador-Geral da República (Pinto Monteiro) é o único interlocutor do Governo.


Segundo joão Palma, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, existiu pressões sobre os magistrados responsáveis pela investigação do caso Freeport.


Agora, uma coisa já temos, que é a constituição de dois arguidos (Charles Smith e Manuel Pedro), e temos várias supeitas de corrupção no licenciamento do Freeport. recordo que na data em causa (ano 2002) José Socrates (actual primeiro-ministro) era ministro do Ambiente do Governo liderado por António Guterres.


Será que a culpa vai morrer solteira?


Será este mais um caso judicial para durar anos e anos e anos?

terça-feira, 14 de abril de 2009

Aveiro a 100%

Segundo o Jornal Diário de Aveiro de hoje, nesta quadra festiva os hotéis de Aveiro estiveram com uma taxa de ocupação a rondar os 100%.


Parece que a época da Páscoa trouxe bons negócios para a cidade de Aveiro, mas felizmente não foram só os hotéis a aproveitar esta benesse, pois o comercio tradicional e a restauração também beneficiaram com esta afluência de turistas.



Franceses, holandeses, alemães e espanhóis foram o forte de turistas a visitar a nossa região. Claro que a Espanha como já vem sendo habito liderou o topo entre os turistas.




Aveiro é sem dúvida um exelente local para passar férias.

sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa 09





Jesus Cristo Ressuscitou, por isso celebramos.


Uma santa e felíz Páscoa para todos.

Deputados recebem presente especial


Segundo notícia do jornal expresso deste sábado, os deputados Portugueses vão receber um presente muito especial.

Manual da política.

O livro que influenciou o presidente dos EUA Barack Obama e o conservador inglês David Cameron vai ser oferecido aos 230 parlamentares.

Como melhorar as decisões sobre saúde, dinheiro, são alguns dos ensinamentos do livro, mas o mesmo fala também sobre a responsabilidade dos líderes para promover um ambiente propício a que os cidadãos tomem decisões mais racionais, embora preservando a sua liberdade de escolha.

Será que este livro vai ajudar os nossos deputados?

Parabéns Aveiro

É verdade, hoje 11 de Abril de 2009 Aveiro comemora 250 anos de elevação a cidade.
Foi D. José I que assinou a elevação da nossa linda de Aveiro a cidade.

«Mar de dor»



sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sondagem














Se no lugar do Prof. Cavaco Silva estivesse o Dr. Jorge Sampaio e no lugar do Engº Sócrates estivesse o Dr. Santana Lopes, acha que ainda havia governo?
Vota e comenta esta sondagem

terça-feira, 7 de abril de 2009

DEPOIS DA SUSPEIÇÃO, A VERGONHA…


O juiz de instrução criminal Dr. Carlos Alexandre requereu o prolongamento do segredo de justiça do chamado caso Freeport até Junho de 2010!
Se para os portugueses e portuguesas a sucessão de “ casos”, à volta deste caso já era motivo de suspeição, agora o prolongamento anunciado torna-se motivo de vergonha nacional.
Com a devida vénia : DEMOLIBERAL.COM.PT

Esta é uma nova situação que desacredita ainda mais a Justiça.
Sem uma Justiça isenta está em causa a democracia.

O Partido da Nova Democracia considera que o Presidente da República não pode continuar remetido ao silêncio.

O Presidente da República é o garante da democracia e da liberdade dos portugueses.

O Presidente da República deve de imediato tomar as necessárias medidas políticas para a resolução rápida deste caso.

O PS deixou de ter condições para governar Portugal.

O Presidente da República deve de imediato demitir o Governo e marcar eleições.

A Direcção do Partido da Nova Democracia

7 de Abril de 2009

Uma imagem que vale por muitas palavras

segunda-feira, 6 de abril de 2009

SUSPEIÇÃO

O partido da Nova Democracia considera necessária a imediata demissão do Governo liderado pelo Engº. José Sócrates.

Primeiro foi o Primeiro Ministro, agora é o Ministro da Justiça que ameaça órgãos da comunicação social com processos judiciais.




Esta atitude revela a crescente irritabilidade do PS, demonstrativa de um certo estado de enervamento.

Os factos são preocupantes, por isso o partido da Nova Democracia exige que sejam claramente respondidas as seguintes questões:

. O actual PM foi ou não parte na decisão de aprovar o projecto Freeport?
. Existem ou não indícios que determinem se o PM pode ou não ser constituído arguido no processo?
. O Dr. Lopes Mota pressionou ou não os magistrados encarregues do processo?
. O Procurador Geral da República pode garantir que não existiram pressões?
. O Ministro da Justiça pode garantir que não fez pressões sobre os magistrados?

O partido da Nova Democracia afirma que está em causa o Estado. Está em causa um dos preceitos constitucionais:

-o da separação do poder político, do poder judicial.

Esta é uma situação que a não ser rapidamente esclarecida põe em risco a base de todo o nosso Estado democrático.

Nesta perspectiva e na salvaguarda do Estado, o partido da Nova Democracia afirma que o Presidente da República tem de tomar uma decisão imediata sobre todo este assunto, não é possível protelar esta situação, num qualquer outro país da Europa a que queremos pertencer, a sucessão destes factos levariam inevitavelmente a queda do Governo.

O partido da Nova Democracia considera necessária a imediata demissão do Governo liderado pelo Engº. José Sócrates.

Com a devida vénia : Demoliberal.com.pt

Horizonte

O mar anterior a nós, teus medos
Tinham coral e praias e arvoredos.
Desvendadas a noite e a cerração,
As tormentas passadas e o mistério,
Abria em flor o Longe, e o Sul sidério
'Splendia sobre sobre as naus da iniciação.

Linha severa da longínqua costa ---
Quando a nau se aproxima ergue-se a encosta
Em árvores onde o Longe nada tinha;
Mais perto, abre-se a terra em sons e cores:
E, no desembarcar, há aves, flores,
Onde era só, de longe a abstracta linha.

O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp'rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte ---
Os beijos merecidos da Verdade.

Farmácias Portuguesas

domingo, 5 de abril de 2009

Soares diz que Durão «é um rosto do passado»










Antigo Presidente da República comentou eventual recandidatura de Barroso à Comissão Europeia




Mário Soares comentou este domingo, no Porto, a eventual recandidatura de Durão Barroso à presidência da Comissão Europeia, afirmando que «ele é um homem inteligente, mas é um rosto do passado», noticia a Lusa.

Sublinhando que a escolha do próximo presidente da Comissão Europeia é para depois das eleições, Mário Soares acrescentou que Durão Barroso «tem uma coisa muito grave em cima, a cimeira da vergonha dos Açores [de que foi anfitrião quando era primeiro-ministro, com George W. Bush, Tony Blair e José Maria Aznar]».

«Durão Barroso diz agora que já é amigo de Obama, já acha que ele é muito bom. Bem, muda de amigos com muita facilidade», acrescentou Soares.

«Sou mas é anti-Bush»

Mário Soares sublinhou que na altura criticou essa cimeira e foi por isso criticado por ser anti-americano. «Nunca fui anti-americano, sou mas é anti-Bush, que são coisas muito diferentes», reiterou.

O antigo presidente da República falava aos jornalistas no final de uma sessão de apresentação da candidatura do PS às eleições europeias de 7 de Junho, na qual falou, ao lado do cabeça-de-lista, Vital Moreira

Na ocasião, Mário Soares afirmou que «a Europa precisa de uma rotação de líderes, para uma Europa do social e que defenda o planeta ameaçado, contra a Europa dos negócios e do neoliberalismo».

Para o antigo PR, os actuais líderes da UE «ante a grande reviravolta que houve nos Estados Unidos [com e eleição de Barack Obama] parecem não estar à altura de resolver a grande crise que se está a passar». «O que deve dominar o mundo é a política e não a economia», defendeu.

Elogio a Vital Moreira

Mário Soares qualificou o cabeça-de-lista do PS às europeias, Vital Moreira como sendo «uma personalidade chave para essa mudança de uma Europa cada vez mais socialista, socialista a sério, rejeitando o neo-liberalismo».

«É um europeísta convicto e uma pessoa de competência extraordinária como jurista, que conhece a questão europeia muito bem porque a tem estudado com muita profundidade», defendeu.

Soares considerou ainda que a formação jurídica de Vital Moreira lhe permite «ir ao fundo das questões. Vai ser uma voz importante no PE para defender o interesse dos portugueses e os interesses da União Europeia enquanto tal».


«Sistema neoliberal ruiu»

«As eleições europeias são sempre importantes, mas estas vão sê-lo ainda mais porque estamos a atravessar uma grande crise e estamos no centro de uma mudança tremenda. Se Portugal não estivesse no euro, onde estaria agora o escudo? Seria um desastre para Portugal e os portugueses», afirmou.

O antigo Presidente da República considerou que «o sistema neoliberal ruiu, tal como aconteceu antes com a implosão do mundo comunista».

Para Mário Soares, a esquerda pode ter nestas eleições europeias «uma boa representação parlamentar, capaz de levar a Europa para a frente e aprofundar o projecto europeu» rumo a «um capitalismo regulado e corrigido, socialista e democrata».




Com a devida vénia : TVI 24

Sébastien Loeb vence Rali de Portugal


O francês Sébastien Loeb (Citroen C4 WRC) obteve hoje o quarto triunfo consecutivo da temporada, ao vencer o rali de Portugal, quarta prova do Mundial, que terminou com a superespecial de encerramento disputada no estádio Algarve.


O pentacampeão do Mundo e líder do Mundial confirmou o triunfo na superespecial de 2,21 quilómetros, à qual chegou com uma vantagem de 24,0 segundos sobre o segundo classificado, o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Focus WRC), que também é segundo do Mundial de pilotos, com menos 10 pontos que Loeb (30 contra 40).
Na terceira posição ficou o espanhol Daniel Sordo (Citroen C4 WRC), colega de equipa francês.
O português Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer Evo IX) foi nono da geral, mas venceu o Grupo N e ascendeu pela primeira vez ao comando do Mundial de Produção (PWRC).


Com devida vénia : Lusa

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vítor Direito (1931-2009)

Vítor Direito morreu aos 78 anos


Morreu Vítor Direito, fundador do Correio da Manhã

O fundador e primeiro director do ‘Corrreio da Manhã’, Vítor Direito, de 78 anos, faleceu ontem em Lisboa, após prolongado internamento na sequência de uma pneumonia. Criou este jornal “privado e independente”, segundo as palavras que ele próprio escreveu, e em condições difíceis soube com talento e determinação transformar o CM no maior êxito editorial da imprensa portuguesa.

Nas palavras de Luís Santana, que começou há 30 anos na equipa fundadora como vendedor de publicidade e hoje pertence ao conselho de administração da empresa, “perde-se um grande Homem, um grande jornalista, mas está garantido o fundamental: a família Correio da Manhã dá garantia de continuidade do projecto tal como Vítor Direito o idealizou”.

Antes de lançar o CM no Inverno de 1979 - o primeiro número saíu a 19 de Março - Vitor Direito tinha já uma carreira de destaque. Começou por trabalhar com ele na redacção do ‘Diário de Lisboa’ que chegou a chefiar. Passou depois para o ‘República’, onde também foi chefe de redacção e viveu por dentro a resistência aos que no chamado ‘prec’, em inícios de 1975, destruíram aquele título com tradições de luta pela liberdade durante a ditadura do Estado Novo. Acompanhou Raul Rego na criação de ‘A Luta’, onde foi director-adjunto e tentou, quando se esgotou o ‘projecto de resistência’ renovar aquele vespertino. Como representante dos accionistas, o então secretário-geral do PS, Mário Soares, rejeitou a ideia e acabou por ser Nuno Rocha, do semanário ‘Tempo’, quem o ajudou a criar o Correio da Manhã.

Natural de Vimioso, Bragança, nasceu a 23 de Novembro de 1930, e licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa.

O corpo de Vitor Direito será velado a partir das 17h00 de hoje na Igreja de Santo António, nos Salesianos do Estoril, e o funeral realiza-se amanhã, após missa de corpo presente marcada para as 10h30, com destino ao cemitério de Rio de Mouro. À viuva, Maria Antonieta, aos quatro filhos e restante família, o CM apresenta sentidas condolências.

Com a devida Vénia ao Correio da Manhã