quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Gasolina desce até Outubro

Combustíveis - REPSOL e BP seguem a Galp e baixaram hoje os preços

Os preços dos combustíveis vão continuar a descer nos próximos meses. A previsão é da Associação Nacional de Revendedores de Combustível (ANAREC), que acredita que o custo do gasóleo e da gasolina poderá baixar ainda cerca de 11 cêntimos por litro até Outubro. Isto significa que os preços dos combustíveis poderão voltar aos valores registados em Dezembro passado: 1,193 euros o gasóleo e 1,364 euros a gasolina.


Para já, depois da Galp, também a Repsol e a BP reduziram hoje os preços. Em média, nas três companhias petrolíferas, a gasolina sem chumbo 95 baixou para 1,468 euros e o gasóleo para 1,364 euros. Na BP, segundo disse o director de Comunicação e Relações Públicas, Vasco Jorge, à Lusa, o gasóleo passou a custar 1,358 euros.

O presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, disse ao CM ter a "expectativa de que o preço do petróleo fique muito rapidamente abaixo dos 100 dólares por barril". Desta forma, acrescentou, "será possível, até Setembro ou Outubro, baixar os preços para os valores registados no final do ano passado ". Augusto Cymbron frisou que nas últimas semanas o preço do petróleo baixou quase 30 dólares. Ontem caiu para 119 dólares em Londres mas chegou a atingir os 116 dólares o barril.

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), José Horta, foi mais contido. Apesar de encarar "sem surpresa" a descida dos combustíveis, considerou ser "muito cedo" para falar de novas reduções.

PORMENORES

28 cêntimos mais caro

Apesar das reduções registadas nas duas últimas semanas, o gasóleo mantém-se 28 cêntimos mais caro do que em Agosto do ano passado e a gasolina 14 cêntimos, segundo dados da Direcção-Geral da Energia e Geologia.

Redução do Imposto

A ANAREC exige que o Governo baixe o Imposto Sobre os Combustíveis (ISP), de forma a igualar os preços a Espanha. "Após a correcção das companhias, falta a correcção do Governo", apelou Augusto Cymbron.

Cepsa vai baixar

A Cepsa vai nesta semana descer novamente os preços dos combustíveis, segundo disse à Lusa a directora de comunicação e marketing, Cláudia Soares Mendes.

Sem comentários: