quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Encerramento das escolas primárias


A escola primária onde estudei (Paço de Cedrim) (ver foto) vai ser uma das seis escolas a fechar no concelho de Sever do Vouga.


Não fazendo um discurso bairrista, mas é normalíssimo que eu fique triste por ver aquela velhinha escola a ser encerrada.


Faço agora na minha análise geral sobre esta medida de reestruturação do ensino por parte do Ministério da Educação.


Tenho uma opinião muito crítica no que diz respeito ao encerramento das escolas.


Tenho quase a certeza que ainda há muito por fazer nas escolas acolhedoras para poder receber (com condições) as crianças que serão extraditadas.


Não sou contra o encerramento de escolas que simplesmente tenham 2 ou 3 alunos, ai acho muito importante que se encontre uma solução, mas, sempre a proteger os interesses das crianças.


Penso também que com o encerramento das escolas nos meios mais rurais se vai deixar um pouco de lutar contra aumento da desertificação da população, penso que é preciso estudar bem o que fazer antes de tomar qualquer decisão. Acredito que, no que diz respeito as escolas escolhidas para serem encerradas no país, uma das únicas coisas que contou foram interesses políticos, e as crianças que são as mais prejudicadas muito pouca gente quer saber (falo dos grandes).

2 comentários:

Susana Barbosa disse...

Corroboro. E o edifício merece ser preservado. É lindo.
Bjs

Anónimo disse...

Olá Rui Silva! Sim eu também estou de acordo contigo, quando dizes que as escolas, deveriam ser melhoradas e restauradas, pois nelas, existe a mágia de momentos bons e de menos bons, nos corações desse Portugal fora. Como prof.do 1 ciclo, bem vejo, que se poderia fazer muito mais, bem haja! Nuno... tavaresnuno@clix.pt