terça-feira, 18 de setembro de 2007

Encerramento do SAP de Sever do Vouga

Infelizmente, o centro de saúde de Sever do Vouga, já está encerrado.
Para o governo o encerramento dos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) é uma medida positiva, e para as populações? Será que também o é?

Lamentavelmente, se verifica, que os Portugueses só são precisos no dia das eleições para votarem, porque a partir daí só interessam quando houver novamente actos electivos.

Para o governo, as pessoas são apenas números, isto está provado nas medidas aritméticas de atendimento, que servem apenas orientações economicistas, numa lógica de diminuição da despesa com a concentração de serviços que trará elevados prejuízos às populações.

Para Sever do Vouga, o encerramento da unidade de saúde durante a noite, poderá provocar graves danos, (infelizmente quem vai sofrer isso na pele é que não tem culpa nenhuma, mas isso já estamos habituados a pagar pelos erros dos outros.)

Relembro que com o encerramento deste SAP, a população (mais de 20% com idades superiores a 65anos) passou a estar a 45km de Aveiro, ou a 30km de Águeda, que é onde se encontra a unidade de saúde mais próxima.

Pergunto-me, como é possível que este governo tome medidas tão drásticas, quando tanto se fala no elevado aumento de desertificação nos meios mais rurais. Será que ninguém vê que com o encerramento de unidades de saúde nas zonas rurais isso contribuirá para que o meio fique mais carenciado de serviços? E isso, por sua vez faz com que as pessoas se afastem de zonas onde sabem que durante a noite não vão ter apoio permanente.

“As pessoas não são números!”

E mesmo que se salvasse só uma vida por ano no SAP de Sever do Vouga, já valeria a pena.
Estamos a falar de um direito de todos nós, que é o direito à saúde.

2 comentários:

Susana Barbosa disse...

Verdadeiramente lamentável!
Um abraço

Anónimo disse...

E SO MAIS UM SERVIÇO QUE NOS TIRAM,NEM A CAMARA SENDO SOCIALISTA FEZ NADA.
SE FOSSE EM ALGUNS LOCAIS OS DIRIGENTES DAVAM APOIO A POPULAÇAO E MANIFESTAVAM-SE,MAS EM SEVER DO VOUGA! E SO TACHO.