quinta-feira, 11 de outubro de 2007

(Juca) 1929 - 2007


Faleceu Juca, o «cabecinha de ouro»
Faleceu hoje Júlio Cernadas Pereira, Juca, antigo jogador e treinador do Sporting e também ex-seleccionador nacional de futebol. O «cabecinha de ouro» contava 78 anos de idade.

Nasceu em Moçambique e chegou a Alvalade em 1950. Juca integrou a equipa leonina que conquistou o primeiro «tetra» (1951/52/53/54) e voltou a sagrar-se campeão em 1958. Sempre ligado ao Sporting, seu único clube, voltou a conquistar o título nacional em 1962, mas agora como treinador. E em 1966, fazendo dupla técnica com o brasileiro Otto Glória. Foi ainda director de futebol dos «leões» na gerência de Sousa Cintra.Juca integrou a equipa que disputou o primeiro jogo da Taça dos Campeões Europeus, Sporting-Partizan de Belgrado (3-3), em 4 de Setembro de 1955, no Estádio Nacional. Uma vida dedicada ao Sporting e à Selecção Nacional, que representou enquanto jogador e seleccionador.





1 comentário:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Sempre que morre um antigo atleta, um antigo técnico ou um antigo funcionário ou dirigente é sempre um bocadinho de um clube que também acaba por morrer. Mas com o desaparecimento, aos 78 anos, de Júlio Cernadas Pereira, popularmente celebrizado com o diminuitivo "Juca", foi um pedaço da história do Sporting Clube de Portugal e do futebol português que também morreu.