segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Juventude aveirense do PND contra Tratado de Lisboa

Rui Pires da Silva, Representante distrital da Juventude do PND/Aveiro, criticou ontem acordo a que chegara entre todos os Estados membros da EU sobre o Tratado Lisboa.


Com a devida vénia ao:
Diário de Aveiro


Segundo ele, «este tratado em nada vem ajudar o nosso país, mas para o Partido Socialista, o tratado é um acontecimento histórico para Portugal», critica ele, questionando: «E o povo pensa de forma igual? A nossa opinião contará para alguma coisa?»

Na sua perspectiva, «com este tratado, Portugal, um dos mais pequenos países do 27 que compõem a União Europeia, será um dos mais penalizados».

Entre os inconvenientes do documento para Portugal, Rui pires da Silva enumera a «redução de representação no parlamento Europeu e a redução no poder de voto em qualquer decisão». Por outro lado, lamenta, «dificilmente voltaremos a ter a presidência da União Europeia, devido ao facto de não haver rotatividade da presidência».

Segundo ele, «este tratado vem simplesmente dar mais poderes às grandes potências Europeias, e fará com que as pequenas potências passem a “ser” e “fazer” o que elas quiserem». No fundo, assevera, tratar-se de atribuir «mais poderes para quem já os tinha, e diminuição de poderes a que não/nunca os teve».

Sem comentários: