quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Scolari chama PEPE



Scolari chama Pepe com autorização de Madaíl SÍLVIA FRECHES

Luso-brasileiro será hoje convocado para os jogos com Polónia e Sérvia


O nome de Kleper Laveran Lima Ferreira deverá ser hoje pronunciado pelo seleccionador nacional quando estiver a anunciar a lista dos eleitos para a jornada dupla de apuramento para o Europeu 2008.

Por- tugal defronta a Polónia e a Sérvia a, respectivamente, 8 e 12 de Setembro (Luz e Alvalade) num altura em que um dos habituais centrais da selecção, Ricardo Carvalho (Chelsea), recupera de uma lesão.

Situação que pode abrir o caminho à internacionalização de Pepe, de 24 anos.

E a chamada do central do Real Madrid, que tem nacionalidade portuguesa desde o passado dia 13, foi devidamente autorizada pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

À semelhança do que aconteceu com Deco (estreou-se por Portugal durante a campanha de apuramento para o Euro 2004), Gilberto Madaíl teve de dar o aval para que Pepe, nascido em Maceió (capital do estado de Alagoas) pudesse representar a selecção. "Pepe foi autorizado a ser pré-convocado.

Temos de saber viver no mundo que temos, concordemos ou não.

Se me perguntarem se eu concordo que mais de 50% dos jogadores inscritos na Liga sejam estrangeiros, não concordo", disse o presidente da FPF, que se diz preparado para as críticas que possam vir a surgir.

Noticia retirade do jornal:DN Online,

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Morte de Puerta ensombra futebol


Espanha: Jogador do Sevilha não resistiu
Puerta não resistiu às sucessivas paragens cardíacas e faleceu ontem

Antonio Puerta morreu ontem, aos 22 anos, vítima dos danos causados pelas múltiplas paragens cardíacas sofridas no jogo de sábado, para a liga espanhola, entre a sua equipa, o Sevilha e o Getafe. Puerta tinha desmaiado no relvado e faleceu devido a profundas lesões cerebrais e disfunções multi-orgânicas.


notícia gerou grande consternação em Espanha e no mundo do futebol, sentimento que foi agravado quando se soube que o malogrado jogador ia ser pai, dentro de um mês e meio, do primeiro filho. Uma tragédia em toda a linha.


Puerta era um dos defesas mais promissores do país vizinho. Jogava no Sevilha e era lateral esquerdo. Em Outubro do ano passado obteve a sua primeira e única internacionalização A por Espanha, na derrota em casa frente à Suécia. O futebolista havia renovado recentemente o contrato com o Sevilha e era visto como um potencial capitão de equipa do seu clube do coração. Esta época, o seu nome chegou a ser apontado como reforço do Real Madrid, campeão espanhol.


No passado sábado, Puerta cumpriu frente ao Getafe o último jogo da sua vida. Aos 29 minutos de jogo caiu desamparado no relvado, com uma paragem cardíaca. A pronta intervenção da equipa médica e o recurso ao desfibrilhador ajudaram à reanimação do atleta, que saiu pelo próprio pé para o balneário, onde sofreu nova paragem cardíaca, seguida de outras cinco a caminho do Hospital Virgen del Rocío, que lhe provocaram graves lesões cerebrais. Esteve internado mais de dois dias, mas sempre com um prognóstico médico altamente reservado. Ainda ontem, às 12h07, os médicos tinham dado conta numa comunicação à imprensa que e evolução de Puerta era “desfavorável”. Às 13h30, Puerta viria a falecer.


A equipa do Sevilha tomou conhecimento da terrível notícia em Atenas, onde iria defrontar o AEK para a 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O jogo foi adiado para a próxima segunda-feira. A comitiva, da qual faz parte o português Duda, regressou de imediato a Espanha.


O corpo de Antonio Puerta estará hoje em câmara ardente no Sanchez Pizjuán, Estádio do Sevilha. O funeral é hoje. A próxima jornada da Liga Espanhola terá um minuto de silêncio e foi designada jornada de luto. As mensagens de condolências vêm de todo o lado.

Notícia retirada de: Jornal online do Correio da Manhã

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=255782&idselect=12&idCanal=12&p=200




terça-feira, 28 de agosto de 2007

Em caso de incêndio ligue 117

Vale a pena ver, pensar, e lamentar.....






Por todos nós
EM CASO DE INCÊNDIO LIGUE 117

PORTUGUÊS DE OURO NO TRIPLO SALTO



Nélson Évora campeão mundial



Nélson Évora sagrou-se campeão do Mundo ao vencer a prova de triplo salto nos Mundiais de atletismo que estão a decorrer em Osaka, no Japão. A medalha de ouro é o justo prémio para o atleta português que conseguiu a marca de 17,74 metros, estabelecendo um novo recorde nacional



Contue a ler, no Record

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

AVEIRO

UM PEQUENO MAS BELO FILME SOBRE AVEIRO

Chamas ameaçam a Olímpia Antiga

Grécia: Incêndios mais mortíferos dos últimos 150 anos sem controlo

Pelo terceiro dia consecutivo, os fogos florestais devastaram a península grega do Peloponeso e chegaram a ameaçar a famosa zona histórica da Olímpia Antiga. Há já pelo menos 57 vítimas mortais a lamentar e duas detenções, por suspeitas de fogo posto, na sequência da pior vaga de incêndios da História da Grécia Moderna e a mais mortífera dos últimos 150 anos. As bandeiras estavam a meia haste após terem sido decretados três dias de luto nacional.



Diversas casas foram consumidas pelas chamas, que quase chegaram ao museu de Olímpia, localizado diante do santuário de Zeus. O fogo aproximou-se da Olímpia Antiga, mas os bombeiros conseguiram impedir que avançasse. Três aviões Canadair e dois helicópteros evitaram o avanço das chamas para o templo de Apolo, na Olímpia Antiga. Refira-se que os locais arqueológicos da Olímpia Antiga, zona mundialmente famosa por ter acolhido os Jogos Olímpicos na antiguidade, dispõem de um sistema de irrigação para proteger as instalações. De resto, os novos focos de incêndio ontem declarados no Peloponeso estavam ainda sem controlo. Saliente-se que, em menos de quatro horas, foram declarados nada menos de 14 novos fogos. Na localidade de Sajaro, Ilias, a oeste do Peloponeso, várias frentes de incêndio uniram-se às primeiras horas da tarde, tendo as autoridades procedido à evacuação de mais de 20 povoações. Já na localidade de Sofiko, Coríntia (Nordeste do Peloponeso), lavrava um incêndio que ameaçava o antigo Teatro de Epidauros. No combate ao fogo em Coríntia participavam dois aviões-tanque Canadair, um italiano e outro francês, juntamente com um aparelho russo e outro grego.Além disso, continuavam activas as frentes de incêndio em Lacónia, igualmente no Peloponeso. Outros fogos avançavam em Fthiotida, na Grécia Central, com várias frentes, o que obrigou a suspender a circulação de comboios, e também em Viótia, onde ameaçavam vários povoados. O fogo ameaçava ainda Acaia, Mesínia e Arcádia. Na ilha de Eubea foram encontrados cinco cadáveres, incluindo os de dois bombeiros, e foram evacuadas várias aldeias, estações termais e o Centro de Saúde local. O abrandamento da força do vento, às primeiras horas de ontem, permitiu uma ligeira melhoria na situação, possibilitando a intervenção de hidroaviões e helicópteros. Pilotos gregos equipados com aparelhos enviados pela União Europeia, incluindo aviões Canadair, e a ajuda da Sérvia, Islândia e Israel reforçaram o combate às chamas, num dia em que as autoridades fizeram duas detenções – um homem de 65 anos e uma mulher de 77 – por alegado fogo posto.


PORTUGAL ENVIA CANADAIR


Portugal enviou um Canadair para ajudar a Grécia no combate aos fogos florestais que têm fustigado o país, segundo divulgou ontem a Autoridade Nacional de Protecção Civil. O avião, cedido após um contacto entre o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o governo grego, descolou do Centro de Meios Aéreos de Seia rumo à Base Aérea de Elefsis, a 18 quilómetros de Atenas. O nosso país cede ainda uma equipa formada por um perito e um oficial de ligação





Paulo Madeira com agências

Notícia retirada do jornal online do CORREIO DA MANHÃ no dia 27 de Agosto de 2007

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Morango preso por sequestro

Eram 22h00 de terça-feira quando um carro-patrulha da PSP de Cascais foi forçado a parar a sua marcha a meio da Av. Marechal Carmona, junto ao hipermercado Jumbo, por um carro ocupado por cinco indivíduos. Segundo relata fonte policial, o condutor abandonou o veículo e pediu, desesperado, ajuda aos agentes. Valdemar acusava os outros ocupantes da viatura de o terem roubado e de o terem sequestrado.

Um dos suspeitos detido pela força policial na noite de anteontem é Tomás Santos, um jovem actor de 19 anos que dá vida à personagem ‘David’ na série juvenil da TVI, ‘Morangos com Açúcar’. “Um dos suspeitos detidos é de facto um actor que participa na série ‘Morangos com Açúcar’ e os outros são amigos dele”, garantiu fonte policial ao Correio da Manhã.Depois de passar a noite nos calabouços da PSP de Cascais, Tomás foi, juntamente com os outros três suspeitos, levado ao Tribunal de Cascais, pelas 14h00, para ser submetido a interrogatório judicial. Depois de terem sido ouvidos pelo juiz durante cerca de três horas, foi-lhes aplicada a medida de coacção de Termo de Identidade e Residência.



O CM apurou que a tentativa de sequestro tinha como objectivo fazer com que Valdemar pagasse, à força, uma dívida antiga. No entanto, quando os rapazes foram interrogados pela PSP não revelaram que tipo de dívida era e a vítima também não esclareceu esse facto. A PSP conseguiu apenas saber que os sequestradores tinham roubado a carteira e o dinheiro que o jovem Valdemar tinha na sua posse.




Depois de roubarem os bens pessoais à vítima, forçaram-na a entrar na viatura dos suspeitos e a conduzi-los até sua casa, em Cascais, com o objectivo de o obrigarem a dar-lhes outros objectos para saldar a dívida.




Apesar da credibilidade que Valdemar deu à história, os agentes ficaram reticentes com a versão dos factos apresentada. E, quando souberam que os suspeitos eram amigos da vítima, ficaram ainda mais desconfiados, tendo sido necessário consultar o procurador responsável pela comarca de Cascais para que este ordenasse a detenção dos quatro rapazes. “A vítima não é uma pessoa idónea. Está referenciada pela polícia de Cascais por ter cometido alguns delitos”.




NA SÉRIE ATÉ AO FINAL DO ANO




O actor da novela juvenil da TVI dá vida à personagem de ‘David’ na quarta temporada de ‘Morangos com Açúcar – Série de Verão’, que está em exibição até meados de Setembro, data que assinala o regresso às aulas.




A participação de Tomás Santos na série iniciou-se em Dezembro do ano passado com uma personagem que passava despercebida para muitos, mas que rapidamente ganhou relevância. ‘David Peixoto’ é um jovem de 18 anos, que vive em Cascais e frequenta a Secundária dos Navegantes, onde é presidente da Associação de Estudantes. ‘David’ é aluno do 12.º ano e o seu sonho é seguir Engenharia do Ambiente. Durante o ano lectivo debateu-se com os alunos do Colégio da Barra, nomeadamente com o ‘Rui’, garantindo assim que o seu colégio fosse o melhor de Cascais. Chegada a época de férias, Tomás manteve-se no elenco com algumas mudanças na personagem. Apaixona-se por ‘Sara’ e luta contra a rebeldia do irmão da namorada que faz de tudo para infernizar o Verão dos ‘Moranguitos’.


Na vida real Tomás já acabou as gravações da série, pois foi um dos actores que saiu antes da quinta temporada. De momento, não se lhe conhecem outros projectos televisivos e, apesar dos rumores que o relacionam com a actriz Victória Guerra (‘Rute’), o namoro nunca foi assumido.


PERFIL:
Tomás Miguel Campos Pedroso Aguiar Santos nasceu no dia 23 de Outubro de 1988 em Cascais e é do signo Balança. A sua estreia na televisão deu-se quando participou na série ‘Clube das Chaves’, mas foi na telenovela ‘Fala-me de Amor’, da TVI, que se iniciou como actor na pele de ‘Gonçalo Vilar’. O actor entrou na quarta temporada de ‘Morango com Açúcar’, ficando até às férias de Verão.
Notívia retirada da paguina online do jornal Correio da Manhã

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

História de Aveiro

"No documento de doação testamentária efectuada pela condessa Mumadona Dias, ao mosteiro de Guimarães em 26 de Janeiro de 959, consta a referência a
"Suis terras in Alauario et Salinas", sendo esta a mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro.
No século XIII, Aveiro foi elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel e situada onde é, hoje, a Praça da República, vindo esse templo a ser demolido em 1835.
Mais tarde, D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas que, já no século XIX, foram demolidas, sendo parte das pedras utilizada na construçào dos molhes da barra nova.
Em 1434, D. Duarte concedeu à vila privilégio de realizar uma feira franca anual que chegou aos nossos dias e é conhecida por Feira de Março.
Em 1472, a filha de Afonso V, Infanta D. Joana, entrou no Convento de Jesus, onde viria a falecer, em 12 de Maio de 1490, efeméride recordada actualmente, no feriado municipal. A estada da filha do Rei teve importantes repercussões para Aveiro, chamando a atenção para a vila e favorecendo o seu desenvolvimento.
O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e data de 4 de Agosto de 1515, constando do Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.
A magnífica situação geográfica propiciou, desde muito cedo, a fixação da população, sendo a salinagem, as pescas e o comércio marítimo factores determinantes de desenvolvimento.
Em finais do século XVI, princípios do XVII, a instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto e criando condições de insalubridade, provocadas pela estagnação das águas da laguna, causas estas que provocaram uma grande diminuição do número de habitantes - muitos dos quais emigraram, criando póvoas piscatórias ao longo da costa portuguesa - e, consequentemente, estiveram na base de uma grande crise económica e social. Foi, porém e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filípina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.
Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado, ao cadafalso, o seu último duque, título criado, em 1547, por D. João III.
Em 1774, a pedido de D. José, o papa Clemente XIV instituiu uma nova diocese, com sede em Aveiro.
No século XIX, destaca-se a activa participação de aveirenses nas Lutas Liberais e a personalidade de José Estêvão Coelho de Magalhães, parlamentar que desempenhou um papel determinante no que respeita à fixação da actual barra e no desenvolvimento dos transportes, muito especialmente, a passagem da linha de caminho de ferro Lisboa-Porto, obras estas de capital importância para o desenvolvimento da cidade, permitindo-lhe ocupar, hoje em dia lugar de topo no contexto económico nacional."

BIBLIOGRAFIA: "DIAS, Diamantino, Revista AVEIRO, Câmara Municipal de Aveiro, pp. 8, 2ª Edição, Julho de 1997."

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

SIMBOLOGIA DA BANDEIRA PORTUGUESA



Bandeira instituída em Novembro de 1910, pouco depois da implantação da República em Portugal (5 de Outubro de 1910)


Verde: O verde no ideário positivista e republicano (séculos XIX e XX), simboliza as nações que são guiadas pela ciência. Na versão popular simboliza a esperança no futuro.


Vermelho rubro: O vermelho é a cor das revoluções democráticas desde o século XVIII percorreram a Europa, como a revoluções de 1848, a Comuna de Paris (1871) ou a revolução republicana em Portugal de 31 de Janeiro de 1891. Simboliza a luta dos povos pelos grandes ideais de Igualdade, Faternidade e Liberdade. Na versão popular simboliza os sacrifícios do povo português ao longo da sua história.



Esfera armilar: Emblema do rei D. Manuel I (1469 -1521) e que desde então esteve sempre presente nas bandeiras de Portugal. Simboliza o Universo e a vocação universal dos portugueses. Na versão popular simboliza os descobrimentos portugueses.



Escudo. O Escudo de Armas remete para a fundação de Portugal. Simboliza a afirmação da cultura ocidental no mundo, e em particular dos seus valores cristãos. Os castelos, quinas e os besantes evocam conquistas, vitórias e lendas ligadas à fundação de Portugal por D.Afonso Henriques (1109-1185).



Bandeira de Portugal formada no Estádio Nacional, no dia 20 de Maio de 2006, por mais de 18 mil mulheres.

Carlos Fontes

PORTUGAL


Nome oficial - República Portuguesa


Fundação da Nacionalidade - 1143


Instauração da República - 1910


Sistema Político - democracia


Símbolos Nacionais - Bandeira Nacional e Hino Nacional


Língua - português (existem também duas pequenas áreas onde se falam mirandês, derivado do asturo-leonês, e barranquenho). O português é ainda língua oficial noutros sete países e é falado por mais de 200 milhões de pessoas


Sistema constitucional - Presidente da República (eleito por sufrágio universal cada cinco anos), Assembleia da República (eleita por sufrágio universal cada quatro anos), Governo (constituído com base na eleição para a Assembleia da República), Tribunais (Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal de Justiça, tribunais superiores especializados [Administrativo e de Contas], tribunais de segunda instância e tribunais de primeira instância)


Partidos políticos representados no parlamento - Partido Socialista, Partido Social Democrata, Partido Comunista Português, Partido Popular, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes


Divisão territorial - duas Regiões Autónomas (Açores e Madeira) e 18 distritos no Continente


Capital - Lisboa


Área - 92 152 km2

População -10 536 milhares (2004)

População activa - 5 523 milhares (2004)

Densidade populacional por km2 - 114 (2004)

Religião maioritária - Católica Romana

Moeda - Euro (dividido em 100 cêntimos)

Produto Interno Bruto - 135 035 milhões Eur (2004)

Produto Interno Bruto per capita - 12 817 Eur (2004)


Clima (temperaturas médias)
Costa e Arquipélagos - Inverno: 12º; Verão: 21º
Interior e zonas montanhosas: Inverno: 5º; Verão: 25º

OUTRA FORMA DE SABER A REALIDADE


http://www.youtube.com/watch?v=sqK7Ys155j4

domingo, 19 de agosto de 2007

Rui Pires da Silva esteve presente no início da 8ª etapa da volta a Portugal em bicicleta.

O líder distrital da juventude Aveirense do PND, a convite das caves ALTOVISO (Sangalhos),
esteve presente no início da 8ªetapa da volta a Portugal,

etapa que saiu de Aveiro em direcção a São João da Madeira percorrendo assim 157.1 km.


Para o líder Aveirense a passagem da volta por Aveiro é motivo de festa e alegria que percorre uma grande parte do distrito, relembrando que o distrito contou este ano com dois inícios (Aveiro e Oliveira do bairro) e um fim de etapa da volta (São João da Madeira).Rui Pires da Silva, visivelmente contente pela presença na mais alta prova Nacional de ciclismo, revelou que esta é a sua recente paixão desportiva.
Na foto:
Rui Pires da Silva (Coord.Distrital NG/Aveiro), Pedro Lopes (Ciclista do Benfica) e Patrícia Esteves (Promotora das caves ALTOVISO)

terça-feira, 14 de agosto de 2007

O NOSSO MUNDO


É bonito não é?


Por todos nós vamos ama-lo.

AVEIRO NA VOLTA






A 8ª etapa da volta a Portugal em bicicleta, partiu de Aveiro em direcção a São João da Madeira numa estensão de 157.1km






Resumo e fotos da etapa




CÂNDIDO CONTINUA A FAZER HISTÓRIA NA 69ª VOLTA A PORTUGAL edp
SPRINT EM SÃO JOÃO DA MADEIRA VALEU MAIS UNS SEGUNDOS

Mais uma etapa discutida ao sprint, mais uma etapa ganha por Cândido Barbosa. E vão quatro!
Desta vez o camisola amarela não foi surpreendido e na recta da meta, em São João da Madeira, perante milhares de pessoas amealhou, esta segunda-feira, mais um triunfo que lhe permitiu bonificar dez segundos que lhe podem valer ouro no contra-relógio de Viseu. Para isso o homem da Liberty Seguros vai tentar na subida à Torre resguardar-se o mais possível.
Cândido bateu hoje Marco Bandiera (Lampre/Fondital) e Paride Grillo no final da oitava etapa que ligou Aveiro a São João da Madeira na extensão de 157,1 Km.
Na classificação geral, a etapa poucas alterações trouxe porque o primeiro grande pelotão com cerca de sessenta elementos foi cronometrado com o tempo do vencedor mas Cândido conseguiu aumentar a vantagem para os mais directos adversários devido à bonificação e agora, antes da subida à Torre, tem 27 segundos sobre Eladio Jimenez (Karpin/Galicia) e 38 sobre David Blanco.
Nas declarações proferidas após o final da etapa o camisola amarela esclareceu porque não festejou a vitória logo após cortar a meta.

“Não festejei porque não tive a noção se tínhamos anulado todas as fugas. Estes últimos quilómetros foram de uma tensão enorme. A chegada era muito complicada. Felizmente consegui colocar-me na roda dos homens da Lampre e posteriormente da Panaria.

Sem dúvida que foi muito importante conseguir bonificar. Por 10 segundos se pode ganhar ou perder uma Volta a Portugal. Podendo levar alguma vantagem para a etapa de amanhã (Torre) acabo por ter mais alguma força para defender a amarela. É uma mais-valia, tendo em conta o défice que tenho na montanha. Vou fazer tudo por tudo para conservar a camisola amarela. Perder algum tempo para os adversários seria desagradável. Perder a camisola amarela seria ainda pior mas enquanto for líder desta Volta a Portugal acredito que posso vencer.”

podes ver mais em:http://www.volta-portugal.com/sala_imprensa.php?etapa=8

quinta-feira, 9 de agosto de 2007





O poeta é um fingidor.


Finge tão completamente


Que chega a fingir que é dorA dor


que deveras sente.




E os que lêem o que escreve,


Na dor lida sentem bem,


Não as duas que ele teve,


Mas só a que eles não têm.




E assim nas calhas de rodaGira,


a entreter a razão,


Esse comboio de corda


Que se chama coração.







Obtido em


Vale apena pensar nisto!!!








quarta-feira, 8 de agosto de 2007

SERPA UM CONCELHO A VISITAR

concelho de Serpa, do distrito de Beja, ocupa uma área de 1106,5 km2 e abrange sete freguesias: Aldeia Nova de São Bento; Brinches; Pias; Salvador; Santa Maria; Vale de Vargo e Vila Verde de Ficalho.O concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho de Vidigueira, a nordeste por Moura, a oeste por Beja e a sudoeste por Mértola.Este concelho apresentava, em 2001, um total de 16 723 habitantes.Possui um clima mediterrânico, com um período seco de 80 a 100 dias, durante o Verão, em que a temperatura média varia entre os 29 °C e os 31 °C. No Inverno, as temperaturas são baixas (2 °C).A sua morfologia é marcada pela serra de Guadalupe (279 m), da Charneca (164 m), a serra da Adiça (522 m) e do Ficalho (522 m).Dos recursos hídricos, podem-se referir o rio Guadiana, o rio Chança, a ribeira de Liras, a ribeira de Vidigão e a ribeira de Enxoé.As terras concelhias estão abrangidas pelo Parque Natural do Vale do Guadiana, que tem um elevado interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural. Na área deste parque são de realçar outros recursos, como o rio Guadiana, o Pulo do Lobo, o Centro Histórico de Mértola, a Mina de S. Domingos, o Podarão e os moinhos de água e de vento. A área do parque é também denominada "troço médio do vale do Guadiana".História e MonumentosSerpa já era povoada antes do domínio dos Romanos, contudo foram estes que fomentaram o desenvolvimento do concelho, em especial a nível agrícola.Em 1166, foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, tendo sido perdida por várias vezes.Foi definitivamente constituída como concelho por D. Dinis, que também mandou reconstruir o seu castelo e cercar Serpa por uma cintura de muralhas, em 1295.Em 1512, D. Manuel I deu a Serpa um novo foral.A sua localização, próxima da fronteira espanhola, acarretou graves problemas para o desenvolvimento deste concelho. Com as guerras da Restauração, Serpa ficou quase completamente destruída, nomeadamente a sua fortaleza. A nível do património arquitectónico, destacam-se a Igreja de São Francisco, do século XVI e as muralhas de Serpa, tendo a fortaleza sofrido grandes danificações com a guerra da Sucessão de Espanha, mas conservando, contudo, importantes panos de muralhas, sendo de salientar o que é encimado por uma longa arcaria do aqueduto, que conduz a uma nora monumental mourisca.De referência ainda o Santuário de Nossa Senhora da Guadalupe, do século XVI, em estilo moçárabe, que apresenta no seu interior uma imagem do século XV de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira de Serpa. Este local é muito frequentado e é habitado por um ermitão.Por último, a Torre do Relógio, do século XVIII, e o Santuário de Nossa Senhora das Pazes, do qual a ermida foi erguida como símbolo de unidade entre o povo de Ficalho e da vizinha povoação espanhola de Rosal de la Frontera. Possui um valor artístico pouco relevante, sendo apenas de realçar o conjunto de pedra lavrada que circunda o nicho de Nossa Senhora.Tradições, Lendas e CuriosidadesSão muitas as manifestações populares e culturais do concelho, sendo de destacar a festa de Santa Iria, realizada no fim-de-semana mais próximo de 20 de Outubro, a festa de Vales Mortos, que ocorre a 15 de Agosto, a festa de S. João, realizada a 24 de Junho, a festa de Nossa Senhora da Guadalupe, realizada na altura da Páscoa, na qual se efectua uma procissão no Domingo de Páscoa para a cidade de Serpa regressando a imagem à ermida na terça-feira seguinte, em procissão. Realça-se também a festa de Nossa Senhora das Pazes, no segundo domingo de Páscoa, a festa de Santa Luzia e a Festa de S. Luís e do Santíssimo Sacramento, que decorre no primeiro fim-de-semana de Setembro.No artesanato são típicos os trabalhos de cestaria, os cadeireiros, as miniaturas, o abegão, as cadeiras em buinho e as meias de linha de algodão.Como personalidade natural do concelho destaca-se Correia da Serra (1750-1823), abade e cientista, e que foi responsável pela criação, em 1779, da Academia Real das Ciências de Lisboa.EconomiaApesar de Serpa ser um centro administrativo, neste concelho predominam as actividades ligadas ao sector primário, seguidas do secundário, com a indústria ligada à olaria e cerâmica, e só depois o sector terciário com algum pequeno comércio e serviços ligados ao turismo.A elevada percentagem de área agrícola, cerca de 59%, da área do concelho destina-se aos cultivos de cereais para grão, prados temporários e culturas forrageiras, culturas industriais, pousio, olival, prados e pastagens permanentes.A pecuária regista também alguma importância, nomeadamente na criação de ovinos, aves e suínos.Cerca de 3431 ha do território concelhio correspondem a área coberta de floresta.

Madeleine: Pais "furiosos" com notícias da imprensa portuguesa - jornais britânicos


8 de Agosto de 2007, 11:03

Londres, 08 Ago (Lusa) - Os pais de Madeleine estão "furiosos" com as notícias veiculadas pela imprensa portuguesa de que a filha pode ter sido morta no apartamento e de que eles poderão ser suspeitos, revelam hoje os jornais britânicos.
De acordo com o tablóide "The Sun", Gerry e Kate estão "em privado, furiosos por alguns jornais portugueses terem insinuado que eles ou os seus companheiros de férias no complexo de férias da Praia da Luz possam estar por detrás do desaparecimento da criança em Maio".
Gerry foi descrito ao "Daily Mail" como estando a "tremer de raiva" antes da entrevista que o casal deu às televisões britânicas na terça-feira à tarde, e onde reiterou a convicção de que a filha foi retirada do apartamento com vida.
"Kate e eu acreditamos fortemente que Madeleine estava viva quando foi levada do apartamento. Obviamente, o que não sabemos é o que aconteceu depois, quem a levou e por que motivo", afirmou o médico aos jornalistas.
A entrevista seguiu-se a notícias na imprensa portuguesa de que os vestígios de sangue encontrados no quarto de onde a criança desapareceu há três meses poderiam confirmar a tese de que ela teria sido morta no local.
Uma fonte anónima "ligada ao processo" terá dito ao Diário de Notícias que "as suspeitas que sempre recaíram sobre os pais de Maddie" ganharam força nos últimos dias.
"Kate e Gerry estão conscientes do que estas notícias estão a insinuar, que eles - deliberadamente ou por acidente - mataram a Madeleine, ou que foi um dos seus amigos próximos", comentou fonte próxima da família à imprensa britânica.
"Gerry está absolutamente lívido com tudo isto", acrescentou a mesma fonte.
Entretanto, o diário "The Guardian" adianta que uma porção do sangue encontrado na parede do apartamento deverá chegar hoje ao laboratório dos serviços científicos forenses britânicos, em Birmingham.
Caso consigam obter uma amostra de DNA do sangue, esta será comparada com o DNA de Madeleine, mas também com os perfis genéticos existentes na base de dados detida pelo Reino Unido, sublinha o jornal.
A base de dados genéticos britânica possui amostras de DNA de pessoas detidas por ofensas criminais passíveis de serem inscritas no cadastro, tendo em 2005 alcançado os 3,5 milhões, segundo dados oficiais.
Contactada pela Lusa, a polícia britânica não confirmou nem desmentiu que os vestígios de sangue tenham sido enviados para análise no Reino Unido.
BM.
Lusa/fim
Notícia retirada do SAPO ONLINE no dia 8/8/2007

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Maddie


A cerca de 100 dias que a menina Inglesa desapareceu,

ONDE ESTÀ A MENINA?????

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

VOUGARIO: QUE HOMEM É ESTE?

VOUGARIO: QUE HOMEM É ESTE?

QUE HOMEM É ESTE?




25 ANOS DE PRISÃO

Foi esta a pena que o cabo António Costa ouviu da boca de colectivo de juízes da Figueira da Foz.

António Costa foi acusado de matar três jovens em Santa Comba Dão.
Durante a leitura do acórdão, o ex-cabo da GNR manteve-se indiferentes, enquanto caíam lágrimas silênciosas dos rostos das mães das jovens assassinadas


"DIGA-NOS UM DIA PORQUE AS MATOU"
RIR É O MELHOR REMÉDIO





Anedotas sobre Bebados

Havia um senhor muito bêbado que era casado com uma rapariga muito mais nova. E então, em vez de fazer a sua "obrigaçãozinha" lá em casa, aparecia sempre bêbado. Um dia foram passear pela rua e o homem, ao ver uma taberna, diz: - Olha uma taberna! Vou entrar!... Entrou na taberna e bebeu uns copos. Mais à frente encontrou outra taberna e disse: - Olha outra taberna! Vou entrar!... Entrou na taberna e bebeu mais uns copos. E durante o passeio, o homem continuou a entrar numa série de tabernas. Passados uns dias, o homem chegou sóbrio a casa. A mulher, ainda que desconfiada, pensou: - "Péra lá! É capaz de ser hoje!" Chegou à noite e o homem, com um ar romântico, dá-lhe um beijo na testa. Pensa a mulher: - "Queres ver que é mesmo hoje?!" O homem continua com os beijinhos e dá-lhe um beijo no queixo. A mulher delirava de contente! O homem continua a descer e dá-lhe um beijo no umbigo. - Sim, sim! - Dizia a mulher. De seguida, o homem dá-lhe um beijo no joelho e,... Deixou-se dormir. Diz-lhe a mulher irritada: - Porra! Se fosse uma taberna tinhas entrado!...

69.ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA





Bicicletas voltam a dar vida às estradas

As cores e a emoção regressam às estradas do país

O mês de Agosto é marcado pelo regresso às estradas de dezenas de ciclistas que participam na 69.ª edição da Volta a Portugal, entre os dias 4 e 15 de Agosto. O evento volta a encher de cor as estradas do país, dando provas da qualidade da iniciativa organizada pela PAD/Lagos Sport

Comemora-se, este ano, 80 anos desde a realização da primeira Volta de Portugal em Bicicleta. Este intervalo de tempo entre a primeira organização e a 69.ª edição da prova, tem explicação nas várias suspensões motivadas pelos mais diversos acontecimentos sociais e políticos que decorreram em Portugal e no mundo. Após o sucesso da primeira Volta passaram três anos sem que a prova voltasse para as estradas. As duas guerras mundiais foram outros dos acontecimentos que forçaram a uma paragem da Volta. Mais recentemente, a Revolução dos Cravos também afastou os ciclistas das estradas.

Aveiro regressa às etapas da Volta a Portugal em Bicicleta



Passaram oito décadas desde que a primeira Volta a Portugal em Bicicleta se fez à estrada. Desde então muito mudou, no entanto a PAD/Lagos Sport, responsável pela organização nos dias de hoje, mantém a promessa de continuar a encher as estradas do país de cor e emoção. Entre os dias 4 e 15 de Agosto, os ciclistas percorrem mais de 1600 quilómetros durante 11 dias, que prometem fazer com que as pessoas fiquem coladas ao pequeno ecrã ou ao asfalto das estradas.

Depois de 13 anos, a Volta a Portugal em Bicicleta regressa este ano a Aveiro, no dia 13 de Agosto, na 8.ª etapa que liga a cidade de Aveiro a São João da Madeira, totalizando cerca de 160 quilómetros. Outro regresso dá-se com a mítica Torre, na Serra da Estrela, que este ano volta a figurar na chegada da Volta. Aperitivos que já fazem da 69.ª edição uma prova memorável.

NOTICIA RETIRADA DO JORNAL BEIRA VOUGA http://www.jornalbeiravouga.com/news/index.php?option=com_content&task=view&id=599&Itemid=102

FICAVOUGA 2007


No dia 29 de Julho, a Ficavouga fechou as portas ao público. A sétima edição do certame contou com a participação de 43 expositores no interior do Pavilhão e dez bares e restaurantes no interior do recinto. No exterior, foram 11 expositores, três colectividades, três cafés/pastelarias, três instituições e duas paróquias do concelho.

Apesar do programa cultural ter sido um dos “mais apertados” dos últimos anos e da crise que o país atravessa, a Ficavouga superou as expectativas iniciais. Para a autarquia, o balanço é positivo. A presença do público foi de certa forma tímida nos primeiros dias, incluindo na inauguração e no segundo dia com uma forte chuva. “A Ficavouga cresce sempre a partir da quarta ou quinta-feira. Mas de acordo com o balanço que tenho, a feira correu muito bem na parte da gastronomia e também nos bares”, adianta, sem ter ainda previsão do número de visitantes.

publicado por: Jornal beira vouga em http://jornalbeiravouga.com/news/