segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Intervenção na Assembleia Municipal de Sever do Vouga

Sr. Presidente da Assembleia Municipal.
Sr. membros da mesa da assembleia
Sr. Presidente da Câmara Municipal
Srs. Variadores
Srs. Deputados Municipais
Caríssimo público


Sr. Presidente, no dia que se votou o orçamento municipal para o próximo ano, existem coisas que me preocupam enquanto munícipe de Sever do Vouga, mas não me vou alargar muito e vou-me focalizar apenas num ponto, ponto este que deverá merecer o máximo da atenção desta assembleia.

Em 1999 o Concelho de Sever do Vouga contava com 11544 eleitores, mas no ano de 2007 contava apenas com 11268 eleitores ou seja em 8 anos o município perdeu 2,39% de eleitores.

Esta redução eleitorado e o resultado da queda de -1,11% em Cedrim, -4,90% no Couto Esteves, -3,10% em Paradela do Vouga, -3.12% em Pessegueiro, -3,12% em Rocas, -0.10% em Sever, -4,53% em Silva Escura e finalmente -1.11% em Dornelas o que faz um total de uma de uma diminuição de 2.39% de eleitores no nosso município.

A minha questão é muito simples e directa, o que foi feito e o que pensa fazer o executivo para inverter esta situação?

Todos nós sabemos da alta percentagem de desertificação que o interior está a passar, desertificação esta que a muito se deve as politicas economicistas praticadas pelo actual governo socialista, mas cabe ao poder locar contrariar esta tendência que em nada favorece o nosso país, mas principalmente o nosso município de Sever do Vouga.

Caros senhores, é necessário estimular a competitividade e inovação dos territórios, desenvolver actividades mais qualificantes e melhorar a empregabilidade
É também importante definir e implementar uma estratégia de desenvolvimento rural que tenha em conta os problemas específicos dos territórios rurais, em especial os das áreas mais vulneráveis e ameaçadas de despovoamento.

Estando nós numa zona agrícola é importante que estas medidas incluam instrumentos de apoio ao aumento de competitividades nos sectores agrícolas e florestais, à gestão sustentável dos espaços rurais e dos recursos naturais, à diversificação da economia e do emprego municipal e garantir mais vida as zonas rurais.

Sr. Presidente espero que leve muito a serio este problema que infelizmente é bem real no nosso concelho.

Pelo nosso concelho tudo vale a pena, como dizia Fernando pessoa, tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Muito Obrigado.
Rui Pires da Silva

Sem comentários: