sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Redução do eleitorado


Em 1999 o Concelho de Sever do Vouga contava com 11544 eleitores, mas no ano de 2007 contava apenas com 11268 eleitores ou seja em 8 anos o Município perdeu 2,39% de eleitores.

Com a devida vénia ao Jornal Beira Vouga

Esta redução do eleitorado é o resultado da queda de -1,11% em Cedrim, -4,90% no Couto Esteves, -3,10% em Paradela do Vouga, -3,12% em Pessegueiro, -3,12% em Rocas, -0,10% em Sever, -4,53% em Silva Escura e finalmente -1,11% em Dornelas o que faz um total de uma de uma diminuição de 2,39% de eleitores no nosso Município.

A minha questão é muito simples e directa, o que foi feito e o que pensa fazer o Executivo Municipal para inverter esta situação?

Todos nós sabemos da alta percentagem de desertificação que o interior está a passar, desertificação esta que a muito se deve às políticas economicistas praticadas pelo actual governo socialista, mas cabe ao poder local contrariar esta tendência que em nada favorece o nosso país, mas principalmente o nosso Município de Sever do Vouga.

Caros senhores, é necessário estimular a competitividade e inovação dos territórios, desenvolver actividades mais qualificantes e melhorar a empregabilidade.

É também importante definir e implementar uma estratégia de desenvolvimento rural que tenha em conta os problemas específicos dos territórios rurais, em especial os das áreas mais vulneráveis e ameaçadas de despovoamento.

Estando nós numa zona agrícola é importante que estas medidas incluam instrumentos de apoio ao aumento de competitividades nos sectores agrícolas e florestais, à gestão sustentável dos espaços rurais e dos recursos naturais, à diversificação da economia e do emprego municipal e garantir mais vida as zonas rurais.
Rui Pires da Silva (intervenção na última Assembleia Municipal)

Sem comentários: