segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Marcelo critica Cavaco por «lapso político» na questão do Estatuto dos Açores

Marcelo Rebelo de Sousa criticou, este domingo, o Presidente da República por não ter enviado logo para o Tribunal Constitucional as duas normas do Estatuto dos Açores que lhe suscitaram dúvidas. O comentador criticou ainda José Sócrates por só agora admitir que Portugal vai entrar em recessão.


Marcelo Rebelo de Sousa critica postura de Cavaco na questão do Estatuto dos AçoresMarcelo Rebelo de Sousa diz que Sócrates cometeu um «erro político total»

Marcelo Rebelo de Sousa, membro do Conselho de Estado, considerou, este domingo, que o Presidente da República cometeu um «lapso político» por não ter enviado logo para o Tribunal Constitucional as duas normas do Estatuto Político-administrativo dos Açores, que lhe suscitaram dúvidas.

O social-democrata acrescentou, no entanto, que, na questão de fundo, Cavaco Silva «tem razão», porque «aquilo é inconstitucional». «Não percebo porque é que José Sócrates continua a dizer que não é», acrescentou.

No seu habitual espaço de comentário na RTP, Marcelo Rebelo de Sousa opinou ainda que o primeiro-ministro perdeu ao ter escondido a verdade aos portugueses, referindo-se ao facto de só na segunda-feira José Sócrates ter admitido que Portugal vai entrar em recessão.

O comentador considerou «maléfico» para José Sócrates e para o país o facto de o Chefe do Governo apenas ter admitido que Portugal vai entrar em recessão na segunda-feira, altura em que os portugueses já sabiam que a economia lusa caminha nesse sentido.

«Em democracia, quanto mais os cidadãos souberem melhor reagem às medidas que é necessário tomar. A noção de que houve mentira na comunicação do diagnóstico da realidade faz suspeitar que haja mentira na aplicação da terapêutica. Quem mente uma vez mente cem. Foi um erro», criticou.

Com a devida vénia à TSF

Sem comentários: