terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RECESSÃO ESTÁ A CHEGAR

Banco de Portugal aponta para recessão

Economia portuguesa deverá contrair-se 0,8% este ano

A economia portuguesa vai entrar em recessão no próximo ano, segundo as previsões hoje divulgadas pelo Banco de Portugal. Vítor Constâncio, em conferência de imprensa, adiantou que irá haver em 2009 uma contracção de 0,8 por cento, com o Produto Interno Bruto a crescer 0,3 por cento em 2010. O mesmo valor apontado para 2008.


O Boletim Económico de Inverno actualiza assim as projecções de crescimento do PIB (0,5 por cento de crescimento previsto em Novembro, no Boletim de Outono). Estas são as previsões mais negativas até agora anunciadas, entre as várias instituições internacionais.

Esta segunda-feira, em entrevista à SIC, o primeiro-ministro admitiu, pela primeira vez, um cenário de recessão. Sendo que, no Orçamento de Estado para este ano, mantém-se a previsão de crescimento de 0,6 por cento em 2009.

Quanto à inflacção, deverá passar de 2,7 por cento o ano passado para um por cento este ano. Vítor Constâncio realça que estes números traduzem "um aumento disponível real das famílias em 1,1 por cento".

O consumo privado deverá crescer este ano 0,4 por cento. Sendo que se prevê uma contracção no investimento de 1,7 por cento este ano e de 0,3 por cento no próximo.

Com a devida vénia à SIC

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem diria...se não fosse o Victor Constâncio a dizer, nós não teriamos dado conta.
Este homem é um crânio.