segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Chamas ameaçam a Olímpia Antiga

Grécia: Incêndios mais mortíferos dos últimos 150 anos sem controlo

Pelo terceiro dia consecutivo, os fogos florestais devastaram a península grega do Peloponeso e chegaram a ameaçar a famosa zona histórica da Olímpia Antiga. Há já pelo menos 57 vítimas mortais a lamentar e duas detenções, por suspeitas de fogo posto, na sequência da pior vaga de incêndios da História da Grécia Moderna e a mais mortífera dos últimos 150 anos. As bandeiras estavam a meia haste após terem sido decretados três dias de luto nacional.



Diversas casas foram consumidas pelas chamas, que quase chegaram ao museu de Olímpia, localizado diante do santuário de Zeus. O fogo aproximou-se da Olímpia Antiga, mas os bombeiros conseguiram impedir que avançasse. Três aviões Canadair e dois helicópteros evitaram o avanço das chamas para o templo de Apolo, na Olímpia Antiga. Refira-se que os locais arqueológicos da Olímpia Antiga, zona mundialmente famosa por ter acolhido os Jogos Olímpicos na antiguidade, dispõem de um sistema de irrigação para proteger as instalações. De resto, os novos focos de incêndio ontem declarados no Peloponeso estavam ainda sem controlo. Saliente-se que, em menos de quatro horas, foram declarados nada menos de 14 novos fogos. Na localidade de Sajaro, Ilias, a oeste do Peloponeso, várias frentes de incêndio uniram-se às primeiras horas da tarde, tendo as autoridades procedido à evacuação de mais de 20 povoações. Já na localidade de Sofiko, Coríntia (Nordeste do Peloponeso), lavrava um incêndio que ameaçava o antigo Teatro de Epidauros. No combate ao fogo em Coríntia participavam dois aviões-tanque Canadair, um italiano e outro francês, juntamente com um aparelho russo e outro grego.Além disso, continuavam activas as frentes de incêndio em Lacónia, igualmente no Peloponeso. Outros fogos avançavam em Fthiotida, na Grécia Central, com várias frentes, o que obrigou a suspender a circulação de comboios, e também em Viótia, onde ameaçavam vários povoados. O fogo ameaçava ainda Acaia, Mesínia e Arcádia. Na ilha de Eubea foram encontrados cinco cadáveres, incluindo os de dois bombeiros, e foram evacuadas várias aldeias, estações termais e o Centro de Saúde local. O abrandamento da força do vento, às primeiras horas de ontem, permitiu uma ligeira melhoria na situação, possibilitando a intervenção de hidroaviões e helicópteros. Pilotos gregos equipados com aparelhos enviados pela União Europeia, incluindo aviões Canadair, e a ajuda da Sérvia, Islândia e Israel reforçaram o combate às chamas, num dia em que as autoridades fizeram duas detenções – um homem de 65 anos e uma mulher de 77 – por alegado fogo posto.


PORTUGAL ENVIA CANADAIR


Portugal enviou um Canadair para ajudar a Grécia no combate aos fogos florestais que têm fustigado o país, segundo divulgou ontem a Autoridade Nacional de Protecção Civil. O avião, cedido após um contacto entre o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o governo grego, descolou do Centro de Meios Aéreos de Seia rumo à Base Aérea de Elefsis, a 18 quilómetros de Atenas. O nosso país cede ainda uma equipa formada por um perito e um oficial de ligação





Paulo Madeira com agências

Notícia retirada do jornal online do CORREIO DA MANHÃ no dia 27 de Agosto de 2007

1 comentário:

Susana Barbosa disse...

Chamas cruéis... cruelmente belas, quanto cruelmente avassaladoras.