quinta-feira, 27 de novembro de 2008

35 mortes na estrada de Aveiro

Aveiro: 35 mortos na estrada no primeiro semestre do ano
Distrito de Aveiro contou mais nove vítimas mortais do que em igual período do ano passado


Com a devida vénia ao


As estradas do distrito de Aveiro contabilizaram 35 vítimas mortais no primeiro semestre de 2008. Os dados foram revelados recentemente pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e apontam para mais nove mortos do que em igual período do ano passado. O ano de 2007 foi, de resto, aquele em que o primeiro semestre apresentou menor número de vítimas mortais desde 1999.
No mesmo período, registaram-se 93 feridos graves, menos 26 do que em 2007, e 1.642 feridos leves, mais 24 do que em igual período do ano passado. Abril foi o pior dos primeiros seis meses do ano, com 11 mortos.
A maior parte dos acidentes com vítimas mortais aconteceu dentro das localidades - 24 - contra 11 fora das localidades. As estradas nacionais foram palco de cerca de metade das mortes no primeiro semestre – 18.
O município de Santa Maria da Feira contou nove mortos neste período, sendo aquele onde a mortalidade atingiu o maior valor. Em Águeda morreram cinco pessoas e em Oliveira de Azeméis quatro. Ílhavo, Espinho, Arouca e Murtosa não registaram vítimas mortais nos primeiros seis meses do ano.
A maioria das vítimas mortais são os condutores dos veículos – 27. Seis são passageiros e dois são peões. No caso dos feridos graves, 54 são condutores, 20 são passageiros e 19 peões. De destacar ainda que 10 dos acidentes mortais ocorreram com ciclomotores.

Soraia Amaro

Sem comentários: