domingo, 23 de novembro de 2008

" O VOUGUINHA"

Linha do Vale do Vouga: Futuro incerto domina centenário
O futuro do popular “Vouguinha” vai dominar hoje os discursos que vão fazer-se ouvir nas comemorações do Centenário de uma linha que já conheceu melhores dias


Com a devida vénia ao


Viagens gratuitas nos comboios da Linha do Vouga marcam o início das comemorações do centenário da inauguração desta linha, que começam este domingo com a recriação da viagem inaugural e o descerramento de uma placa comemorativa na estação de Espinho, numa iniciativa conjunta de várias instituições ferroviárias e das sete autarquias servidas por aquela infra-estrutura.


Durante todo o dia, a população pode viajar gratuitamente nos comboios da Linha do Vouga, em qualquer percurso entre Espinho e Aveiro (via Sernada).


Após o descerramento daquela placa, às 9 horas, e de uma projecção de fotografias de Aurélio Paz dos Reis, que recriam a chegada de D. Manuel II a Espinho em 1908, para a inauguração da Linha do Vouga, um comboio especial parte da estação às 9.26 horas com destino a Oliveira de Azeméis.


No entanto, até à chegada a Oliveira de Azeméis, prevista para as 14.32 horas, o comboio leva os participantes a Santa Maria da Feira (10.01 horas) e a S. João da Madeira (11.56 horas), locais onde se realizam diversas actividades integradas nas comemorações.


Em Santa Maria da Feira, é descerrada uma segunda placa comemorativa na estação, realiza-se uma missa promovida pelos ferroviários, na Igreja Matriz, e diversas actividades de entretenimento.


Às 11.43 horas, já com a presença da Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, parte de Santa Maria da Feira o comboio, com chegada às 12 horas a S. João da Madeira, sendo na estação desta cidade descerrada uma terceira placa comemorativa e visitadas as obras de requalificação do Centro Coordenador de Transportes, inaugurado o túnel rodoviário sob a linha do Vale do Vouga, assinados o Protocolo “Comboios Frequentes” entre a CP, a REFER e a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Consignação pela REFER da empreitada para a “Automatização de 52 Passagens de Nível na Linha do Vouga”, seguindo-se um almoço comemorativo neste local.


Neste primeiro dia de comemorações, o comboio especial parte em direcção a Oliveira de Azeméis, onde, às 14.35 horas, é descerrada uma última placa comemorativa, na estação.


Segue-se um percurso a pé até à Galeria Tomás Costa, na Praça da Cidade, palco da inauguração da Exposição do Centenário da Linha do Vale do Vouga (15.15 horas), mostra que percorrerá os sete concelhos servidos pelo caminho-de-ferro.


Estas comemorações são uma iniciativa da CP, REFER, Fundação do Museu Nacional Ferroviário e das Câmaras Municipais da área de influência da Linha do Vale do Vouga – Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.


Luís Ventura

Sem comentários: