sábado, 29 de dezembro de 2007

Aveiro: Alunos da EB1 de Mamodeiro têm aulas na cantina


Vinte alunos da EB1 de Mamodeiro têm aulas numa sala adaptada que ocupa uma parte da cantina – que, por sua vez, já foi «roubada» ao pavilhão polivalente da escola. O espaço é pouco e sofre com o barulho e os cheiros provenientes da cantina, onde comem diariamente cerca de 60 alunos

Com a devida vénia ao Jornal: Diário de Aveiro


Uma das três turmas da EB1 de Mamodeiro tem aulas num espaço que pertence ao refeitório da escola que, por sua vez, já foi adaptado, ocupando agora o lugar onde deveria existir um pavilhão polivalente. Crianças e pais queixam-se da falta de espaço desta sala improvisada, do barulho da cantina e do cheiro da comida.


A sala foi criada no ano lectivo anterior, com ordem do Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, embora a Câmara de Aveiro garanta aos Encarregados de Educação não ter conhecimento da sua existência. Para além da falta de espaço da sala, o aumento do número de crianças a almoçar na cantina – por diminuição dos serviços deste tipo prestados pelos ATL – tornou óbvias as problemáticas associadas aos cheiros e barulhos provenientes da cantina.


«O espaço é mínimo: as mesas estão umas em cima das outras, não dá para fazer trabalho de grupo nem trabalho experimental. Não há placards nem cabides, nem sequer espaço para a secretária da professora ficar de frente para os alunos, está a um canto», descrevem Sandra Lourenço, Eneida Novo e Alcina Pinheiro, que falaram ao Diário de Aveiro em representação dos Encarregados de Educação da EB1 de Mamodeiro.


Os pais queixaram-se ao agrupamento, que se dirigiu à Junta de Freguesia, acabando a queixa por chegar à autarquia, juntamente com o pedido de colocação de um contentor na escola. O requerimento foi apresentado, em reunião com o vereador Pedro Ferreira, a 6 de Dezembro, não tendo obtido resposta positiva.


Pedro Ferreira terá feito saber que o contentor iria ser incluído no orçamento para 2007 que, a ser aprovado, entraria em vigor em Janeiro. «Colocar e não colocar, só lá para Março é que o contentor estaria aqui», aponta uma das encarregadas de educação.


Tento em conta a demora prevista, os pais reclamaram então uma solução provisória, que servisse de alternativa até à colocação do contentor. «A proposta da Câmara passava por recuar a divisória que separa a cantina da sala de aula em cerca de um metro, e fechar esta divisória até cima», explicam as mães.


Face a esta proposta, a escola preferiu a colocação de um tecto falso, em vez de subir o separador, o que, consideram, tornaria a sala mais acolhedora. A Junta de Freguesia confirmou o contacto com a Câmara neste sentido, garantindo que a alteração iria avançar até ao início do segundo período, a 3 de Janeiro.


Até à data, nenhuma alteração foi feita no local, e os pais não acreditam que a sala improvisada será aumentada até ao final das férias de Natal. Para além disso, essa não é a resposta ideal. «A solução é o contentor. Mas Março, Abril… Vão adiar até ser praticamente final do ano lectivo», lamentam.

Sem comentários: